O histórico de não existirem campeões invictos nas oito primeiras edições de pontos corridos do Campeonato Brasileiro alivia o Corinthians, que perdeu a primeira posição deste ano após duas derrotas seguidas. A esperança é que o Flamengo, novo líder, também tropece, como disse o meia Alex.
– A gente é vice-líder, está tudo muito junto em cima. A gente perdeu, acredito que eles [Flamengo] vão perder também. Nosso alerta já foi ligado no momento em que perdemos. Vamos ver eles… No momento em que isso acontecer, a gente tem que aproveitar.
Para Alex, a briga pelo título vai ser mantida até o fim do campeonato. O jogador lembrou que o Corinthians chegou a abrir vantagem na ponta, mas acabou perdendo a "gordura".
– O campeão vai perder seis, sete jogos durante o ano todo. Nosso time tem essa consciência. Nós tínhamos acumulado uma gordura muito boa e acabamos perdendo. Agora é tentar manter esse nível de vitórias para não deixar o pessoal escapar. Vai ficar essa briga até o fim do campeonato.
A história mostra que Alex tem razão, pois a média das oito edições é de 7,5 derrotas do campeão. Desde 2003, primeiro campeonato por pontos corridos, o maior número de derrotas foi 11, com o Santos de 2004. Já o menor foi do São Paulo de 2006, que perdeu quatro vezes.
A condição de vice-líder do Corinthians pode ter um fim nesta quarta-feira (10). O time tem um jogo a menos do que o Flamengo e enfrenta o Santos, em clássico adiado, podendo reassumir a primeira colocação até em caso de empate – apesar de terem duas derrotas, os comandados do técnico Tite levariam vantagem por somar mais vitórias do que os cariocas.