A Prefeitura de Marcelândia em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário iniciou na última quinta-feira (15.04), a Campanha de Combate às Queimadas, com a realização de Audiências Públicas nas comunidades rurais e na sede do município.
As Audiências contam com a participação do Ministério Público, Poder Judiciário, Sema, IBAMA, Empaer, Secretarias municipais, Câmara de Vereadores, CMDRS, CONDEMA e CONSEG, que discutem a legislação, formas de prevenção e repressão e os problemas que as queimadas provocam à saúde e ao ambiente.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município com o início do período de estiagem a estimativa é de que se não houver um trabalho efetivo dos órgãos públicos e a conscientização da população, o número de focos de incêndios irá aumentar consideravelmente nos próximos meses.
A campanha está veiculada à mídia local, e ainda serão realizadas palestras educativas nas escolas e distribuição de material informativo.
A participação da comunidade, imprensa e órgãos estaduais, federais e municipais nas campanhas, têm contribuído com a mudança de comportamento nas práticas do uso do fogo em Marcelândia e o resultado é a redução dos focos de calor que passou de 5087 focos em 2007 para 122 focos em 2009.
Para receber denúncias de incêndios e queimadas rurais e urbanas do município estão disponibilizados os telefones 9638-5320 e 3536-3129.
Audiência Pública na comunidade Santa Rita do Norte e Tupã