Se tudo ocorrer como a torcida tricolor espera, o Fluminense disputará três “decisões” em oito dias. A primeira neste sábado (19), diante do Boavista, pela semifinal da Taça Guanabara, às 17h, no Engenhão. Para ter êxito nesta série de jogos importantes, o time aposta na força do elenco.
Em 2011, o técnico Muricy Ramalho já usou 25 dos 30 jogadores do grupo. Destes, 24 já começaram ao menos uma partida como titular, das oitos realizadas pela equipe na temporada.
O fato mostra que o treinador ainda procura seu time ideal, mas que também confia nas opções do elenco. De volta aos titulares desde o fim de semana passado, o goleiro Ricardo Berna enalteceu a qualidade dos atletas.
– No ano passado a gente já tinha mostrado que tem um grupo equilibrado, homogêneo. Por isso tivemos sucesso. Queremos repetir isso em 2011 de novo. Eu, por exemplo, nunca me senti reserva.
Conca descarta rótulo de ídolo
Por sinal, para esta semifinal diante do Boavista, Muricy Ramalho deve mandar a campo uma equipe bem parecida com a que venceu o Brasileirão 2010. Além de Berna, quem reaparece no time titular é o meia Marquinho, na vaga de Souza, como tentativa de acertar o esquema defensivo, criticado em 2011.
– É uma questão de jogar mais na marcação, do jeito que eu jogo. Não tem como tirar isso do Souza e do Conca, que são mais ofensivos. Eles perdem muito se forem deslocados para trás. O Muricy optou por mim por termos sofrido muitos gols durante as partidas.
Confira também
Se o esquema der certo e o Tricolor vencer, deverá ser repetido na quarta-feira (23), quando o Fluminense enfrentará o Nacional (URU) pela Libertadores, no Engenhão, e no outro domingo (27), na decisão da Taça Guanabara.
Porém, para disputar a final do primeiro turno, a equipe das Laranjeiras precisa passar pelo Boavista, que se classificou de forma dramática ao vencer o Nova Iguaçu por 5 a 3, na última rodada da primeira fase. Empate leva a decisão para os pênaltis.
Para essa partida, o técnico Alfredo Sampaio deve repetir o time, que tem no atacante Frontini seu principal destaque. O centroavante é o vice-artilheiro do Estadual, com seis gols, dois atrás do tricolor Fred.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X BOAVISTA
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de fevereiro de 2011 (sábado)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Correa (ambos do RJ)
FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Digão (Leandro Euzébio) e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho e Conca; Rafael Moura e Fred
Técnico: Muricy Ramalho
MADUREIRA: Thiago; Douglas, Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio Cesar, Thiaguinho, Leandro Chaves e Tony; André Luis (Max) e Frontini
Técnico: Alfredo Sampaio