O Flamengo recebe o Grêmio neste sábado (29), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em busca de uma vitória para afastar a crise que vem rondando o time carioca. Os resultados não têm sido os esperados pelo torcedor rubro-negro, que viu seu time perder para o Botafogo quando tinha a chance de conquistar um inédito tetracampeonato estadual, ser eliminado pela Universidad de Chile nas quartas de final da Copa Libertadores e começar mal o Brasileirão. Com apenas cinco pontos conquistados, na 11ª colocação, os flamenguistas perderam por 2 a 1 o clássico para o Fluminense no meio de semana. Os gremistas somam quatro pontos, mas estão embalados por conta da vitória por 3 a 0 sobre o Avaí.
– Não devemos ficar lamentando o que aconteceu. Precisamos trabalhar muito para que o Flamengo conquiste uma vitória contra o bom time do Grêmio, que é um adversário muito complicado de ser batido, independentemente de jogar fora de casa. Temos que fazer a nossa parte, impor o nosso estilo de jogo e conquistar o resultado que nos interessa.
Opinião muito parecida tem o zagueiro David, que não quer ver seus jogadores lamentando o que aconteceu no passado recente da equipe. A ordem é focar apenas no Grêmio.
– O Campeonato Brasileiro não permite que um time fique lamentando porque perdeu um jogo ou porque não teve a atuação esperada. Temos um jogo pela frente já neste sábado, que será muito importante por ser na nossa casa. Precisamos esquecer o Fluminense e nos concentrarmos na melhor maneira de vencermos o Grêmio.
Se o otimismo é novo, os problemas para Rogério Lourenço armar a equipe são antigos. Além de Adriano e Bruno Mezenga, ele não poderá contar com o volante Willians, que fraturou a mão direita, com os meias Petkovic e Michel, vetados pelo departamento médico, e com o volante Kléberson e o meia chileno Fierro, ambos se preparando para a Copa do Mundo. Em relação ao jogo contra o Fluminense, o volante Fernando, expulso naquela ocasião, também fica fora. Com isso, Ramon deve ser escalado, com uma formação mais ofensiva sendo colocada em campo pelo treinador flamenguista.
Pelo lado do Grêmio, a situação mudou. A vitória sobre o Avaí tranquilizou a equipe. O primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro serviu para tirar a pressão dos jogadores e da comissão técnica. O temor era que a depressão pela queda na Copa do Brasil se prolongasse. Agora, o Tricolor tentará se aproveitar da situação confusa que vive o oponente para terminar as sete primeiras rodadas na parte de cima da tabela, antes da pausa para a Copa do Mundo.
Se a cabeça estará mais leve, os desfalques ainda seguem pesando para o técnico Silas. O treinador continua sem poder contar com muitos jogadores do elenco. Douglas, que cumpriu suspensão no meio da semana, era o único que poderia voltar. Porém, dores nas costas o fizeram sequer viajar ao Rio de Janeiro.
O técnico aposta na vontade dos atletas que ganharão uma oportunidade de começar jogando.
– A gente vai enfrentar o Flamengo numa situação parecida com aquela do Palmeiras, meio turbulento. E um jogo desses é tudo que os caras querem para se mobilizar. Mas temos que nos preocupar em jogar o que estamos jogando.
O comandante gremista pode ter mais um desfalque. Joílson está com o pé direito bastante inchado.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x GRÊMIO-RS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de maio de 2010 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Sampaio (DF)
Assistentes: Enio de Carvalho (DF) e Marrubson Freitas (DF)
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelin e Juan; Rômulo, Toró, Ramon e Guilherme Camacho; Vinícius Pacheco e Vágner Love
Técnico: Rogério Lourenço
GRÊMIO: Victor; Edílson, Ozeia, Rodrigo e Bruno Collaço (Joílson); Fábio Rochemback, Adílson, Maylson e Hugo; Jonas e William
Técnico: Silas