Sonia Fiori/ A Gazeta
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá ampliar as ações que visam maior conscientização
da população para apoio à fiscalização da Justiça Eleitoral sobre as eleições deste ano. O Presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira, lembra que a aposta é no poder de colaboração da sociedade para os trabalhos de combate às irregularidades.
“Estamos acompanhando as ações desde agora. Nós da Justiça Eleitoral temos que seguir e aplicar rigorosamente a lei. E para isso precisamos contar com a população, com o eleitor que está demonstrando estar mais atento para esse cenário. É o que estamos percebendo nessa fase, porque já começaram a chegar denúncias no TRE de cidadãos que têm atuado como fiscais no processo eleitoral”, disse o desembargador.
Todas as equipes da Justiça Eleitoral de Mato Grosso têm atuado de forma interligada, com objetivo de acentuar as barreiras contra irregularidades. É nesse contexto que a tecnologia para apoio às ações entra em cena.
Uma das mais recentes inovações apresentadas pelo Tribunal em abril, é o aplicativo Pardal, que congrega um sistema de denúncias via smartphones android e web. Através dessa ferramenta, qualquer cidadão pode, em tempo real, repassar denúncias para a Justiça Eleitoral.
Nesse contexto constam irregularidades como propaganda eleitoral que desobedeça as regras da legislação ou qualquer outra ação que denote quebra das normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente do TRE destacou ainda que todas as denúncias, anônimas ou não, serão recebidas pela Ouvidoria Eleitoral. Esse órgão é responsável pelo encaminhamento dos conteúdos recebidos aos Juízos competentes, para a realização das diligências ou apurações das devidas responsabilidades