Noelma Oliveira/ A Gazeta
Os três principais candidatos ao governo de Mato Grosso focaram as campanhas neste final de semana no interior do Estado. Pedro Taques (PDT), José Riva (PSD) e Lúdio Cabral (PT), somados juntos, vão percorrer 20 cidades. Algumas delas, como Pontes e Lacerda e Rondonópolis, fazem parte do roteiro de dois dos adversários. Ao contrário das duas primeiras semanas do processo eleitoral, nenhum deles dispensou a agenda para pedir votos em Cuiabá e Várzea Grande.
Líder da coligação Coragem e Atitude para Mudar, Taques começou o dia ontem em Rondonópolis, terceiro maior colégio eleitoral de Mato Grosso, e administrada pelo aliado, Percival Muniz (PPS). Acompanhado do candidato a vice-governador Carlos Fávaro (PP), o senador concedeu entrevistas para veículos de comunicação, esteve em hospitais e se reuniu com lideranças da igreja católica e evangélica. A cidade foi o mesmo destino de José Riva, que também concedeu entrevistas.
Riva iniciou as atividades no município de Barra do Garças, distante 500 quilômetros de Cuiabá. Candidato pela coligação Viva Mato Grosso, o social-democrata tem propagado a criação da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que terá estrutura em quatro cidades pólos, Cáceres e Sinop, além de Rondonópolis e Barra do Garças. Ele também promete, se eleito, levar todo o secretariado para despachar nestes municípios uma vez por mês, com o objetivo de aproximar o cidadão do poder público.
Lúdio Cabral, da coligação Amor à Nossa Gente, concentrou a agenda nos municípios de Campos de Júlio, Comodoro e Pontes e Lacerda. Ele participou de reuniões com lideranças e fez caminhada pelo comércio. Candidatos majoritários e proporcionais com lideranças nestas cidades deram respaldo às atividades de rua e na organização de reuniões com segmentos da sociedade. Neste sábado, estará em Barra do Garças e Itiquira e no domingo fecha a agenda em Rondonópolis.
Hoje, Taques parte para Sorriso, região Norte do Estado, enquanto Riva visita os municípios da região Oeste e Médio Norte. A agenda começa por Cáceres, depois segue para Pontes e Lacerda e termina o dia em Tangará da Serra. No domingo, o social-democrata segue para Barra do Bugres e depois Juína. Na segunda-feira, ele retorna para Cuiabá, onde manterá reunião com equipe de campanha e se dedicará às gravações para o horário eleitoral gratuito.
Neste final de semana, os candidatos da coligação Viva Mato Grosso decidiram descentralizar a agenda. O candidato ao Senado, Rui Prado (PSD), acompanhou Riva e o candidato a vice-governador Aray Carlos da Fonseca, do mesmo partido, percorreu municípios da baixada cuiabana. Aray hoje visitará Poconé e Nossa Senhora do Livramento e no domingo Santo Antonio e Barão de Melgaço.
Os candidatos têm focado os discursos em melhorias na área de saúde, principal reivindicação no interior do Estado, como também investimentos em infraestrutura. “Queremos um governador que tenha palavra, aguerrido, e que possui inúmeros serviços prestados por esse Estado. O responsável por destinar R$ 500 milhões para os municípios vai cuidar da nossa gente, promover melhorias em nossa gestão e dar condições dignas para nossa cidade crescer. Com Riva governador, o Araguaia será o vale da prosperidade e não vale dos esquecidos‘, defendeu Roberto Farias, conforme a assessoria do candidato da coligação Viva Mato Grosso.
Farias é do mesmo partido de Riva. Ele se refere à atuação do seu correligionário na Assembleia Legislativa, que conseguiu promover mudanças no Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab). A partir do próximo ano, 50% dos recursos do fundo serão destinados para a gestão dos municípios.