Filial da Band é condenada por violar direitos humanos

Data:

Compartilhar:

A Band Bahia, filial da Rede Bandeirantes no Estado, foi condenada por uma reportagem exibida no “Brasil Urgente BA”, em 2012, após ser acusada de violar os direitos humanos.

Na época, a emissora e Mirella Cunha foram investigados depois de a repórter zombar de um jovem preso acusado de estupro. Ele assumiu ter praticado assaltado, mas negou que teria abusado sexualmente da vítima – motivo pelo qual foi detido.

Com intenção de provar sua inocência, o rapaz pediu para que a moça fosse submetida a um exame de próstata, ao invés de corpo de delito. A repórter, então, o chamou de estuprador e tirou sarro por ele não saber o procedimento correto.

O caso chegou a ser arquivado pelo Ministério Público Federal, em 2014, mas foi reaberto a pedido do promotor da MPF-BA, Vladmir Aras, que foi quem entrou com a representação contra a Band.

FAMOSIDADES© Band FAMOSIDADES

A emissora foi sentenciada a pagar uma indenização ao Estado de R$ 60 mil reais por violação de direitos humanos coletivos, segundo o “Na Telinha”.

Na sentença, o juiz Rodrigo Brito Pereira declarou que “a atividade jornalística deve ser livre para informar a sociedade acerca de fatos cotidianos de interesse público, em observância ao princípio constitucional do Estado Democrático de Direito; contudo, o direito de informação não é absoluto. A ‘entrevista’ desbordou de ser um noticioso acerca de um possível estupro para um quadro trágico em que a ignorância do acusado passou a ser o principal alvo da repórter. Ao deixar de obter as notícias para ser a notícia a repórter Mirella Cunha em muito superou qualquer limite de ética e bom senso na atividade jornalística, essencial no Estado de Direito”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...