Fifa: Blazer admite suborno e cerco a Blatter se fecha

Data:

Compartilhar:

Uma nova bomba explodiu na Fifa: Chuck Blazer, ex-dirigente da entidade, admitiu o recebimento de suborno durante o processo de escolha das sedes das Copas do Mundo de 1998 e 2010, em outro episódio do escândalo de corrupção que envolve cada vez mais o presidente da entidade, Joseph Blatter.

A confissão data de 2013, mas essa revelação da justiça americana amplia ainda mais a crise sem precedentes que afeta a Fifa.

Blazer, a cara do futebol dos Estados Unidos e da Concacaf entre 1991 e 2013 e ex-membro do comitê executivo da Fifa (1996-2013), admitiu em novembro de 2013 ser culpado de fraude, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

O milionário barbudo, personagem inconfundível do futebol dos Estados Unidos durante duas décadas, desvendou segredos em relação à atribuição de duas Copas, o que constitui o primeiro testemunho de um alto dirigente da Fifa em relação às práticas obscuras na entidade que rege o futebol mundial.

“No período em que trabalhei para a Fifa e para a Concacaf, eu e outros membros do comitê executivo da Fifa entramos em acordo para aceitar subornos em pelo menos duas ocasiões”, declarou Blazer em depoimento à justiça americana.

“Em 1992 ou data próxima, entrei em acordo com outras pessoas para aceitar um suborno para escolher a nação anfitriã da Copa do Mundo de 1998”, continuou o ex-dirigente, de 70 anos.

– Viagens suspeitas –

Em outro documento, a justiça americana explica que Blazer foi convidado a visitar o Marrocos pelo comitê de candidatura local, ao lado de alguém que os investigadores identificam como “cúmplice N.1”.

“Blazer estava presente quando um representante do comitê de candidatura local marroquino ofereceu um suborno ao cúmplice N.1 em troca do voto para Marrocos na escolha da sede da Copa do Mundo-1998. O cúmplice N.1 aceitou o suborno”.

A França acabou vencendo o Marrocos na eleição por 12 votos contra 7.

– França declara inocência –

Jacques Lambert, ex-responsável do comitê organizador da Copa do Mundo da França-1998, está convencido de que não houve irregularidade na escolha do país anfitrião.

“Minha convicção pessoal e profunda é que a candidatura francesa não cometeu nenhuma irregularidade”, declarou na quinta-feira à imprensa Lambert, atual presidente do comitê organizador da Euro-2016.

Lambert não integrou a equipe responsável pela candidatura francesa para a Copa de 1998, tornando-se diretor-geral do comitê de organização depois que a França foi escolhida sede da competição em julho de 1992.

O chefe da candidatura francesa na época era Fernand Sastre, que já faleceu.

“Odile Lanceau (assistente de Sastre) lembra muito bem que a equipe da candidatura foi visitar Jack Warner para apresentar o dossiê e convencer-lo a votar para a França, e não nos adversários Marrocos ou Suíça”, declarou Lambert.

Nas palavras do assistente, “Warner pediu que a seleção francesa fosse jogar uma partida amistosa em Trinidad e Tobago antes da Copa do Mundo dos Estados Unidos-1994”, disse Lambert.

“Após a reunião, Warner declarou: ‘Votarei em vocês’. O resultado da votação foi de 12 votos para a França e 7 para Marrocos. Quando fizemos as contas, percebemos que Warner votou para Marrocos”, explicou o dirigente francês.

A França acabou não jogando em Trinidad e Tobago, já que não se classificou para a Copa do Mundo dos Estados Unidos.

Anos depois, com a eleição do país organizador da Copa do Mundo-2010, Egito, Marrocos e África do Sul disputavam a honra de sediar o evento e Blazer foi beneficiado diretamente.

“De 2004 a 2011, eu e outros membros do comitê executivos da Fifa aceitamos subornos para escolher a África do Sul como nação anfitriã da Copa do Mundo de 2010”, admitiu Blazer à justiça americana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...