O técnico Luiz Felipe Scolari está de volta ao comando do Palmeiras neste Campeonato Brasileiro. Depois de 'desfalcar' o time na rodada passada, por conta do casamento de seu filho, em Portugal, o treinador tenta recuperar o ânimo do Verdão na partida com o Figueirense, neste sábado, às 18 horas (de Brasília), no Canindé.
Antes mesmo da viagem à Europa, Felipão já não estava conseguindo fazer o time engrenar, mas busca mais uma vez a recuperação. O treinador sabe que precisa do triunfo não só para se reabilitar na competição, mas também para evitar que até a vaga na Copa Sul-americana fique em risco.
"Não estamos tranquilos, há 12 times na nossa frente. Temos de fazer uma série de pontos para chegar minimamente à classificação da Sul-americana. Temos de fazer de 50 pontos para cima. E não são poucos os times que nos impedem de chegar à Copa Libertadores, são sete ou oito. Estou sendo apenas realista", comentou.
O elenco alviverde sabe que precisa do triunfo para amenizar um pouco a turbulência que afeta o clube. Mais uma vez escalado entre os titulares, Maikon Leite não se intimida com o bom momento do adversário.
"Sabemos que o jogo contra o Figueirense será muito difícil. Prova disso é a boa fase que eles estão passando, há nove jogos sem derrota. Mas nada melhor do que vencer um time embalado para mostrarmos a todos a força desse grupo. A vitória é a melhor forma para sair da crise", avaliou.
Felipão confirmou com antecedência a formação da linha de frente da equipe, com Ricardo Bueno novamente no comando de ataque, deixando Fernandão no banco. Maikon Leite e Luan completam o setor, enquanto Valdivia fica responsável pela armação das jogadas.
A boa notícia é o retorno do lateral direito Cicinho, que cumpriu suspensão automática na rodada passada. Já Thiago Heleno recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Maurício Ramos.
O volante Marcos Assunção, por sua vez, foi vetado pelos médicos, em função da luxação no ombro direito. A vaga ficará com Márcio Araújo. Marcos também foi vetado, deixando seu posto a Deola. Kleber é outro que está fora do time, mas por não fazer mais parte dos planos de Felipão.

Já o Figueirense quer aproveitar o momento conturbado do Palmeiras. Com 44 pontos, o experiente volante Túlio tem consciência de que o time catarinense necessita do resultado positivo para se aproximar do pelotão de frente da competição.
"Sabemos que eles estão vivendo um momento conturbado, mas temos que entrar em campo pensando em fazer o nosso jogo. Temos condições de realizar uma grande partida", afirmou.
O técnico Jorginho já confirmou duas alterações na formação do Figueira. Como Bruno e Ygor terão de cumprir suspensão, Pablo e Jônatas ocupam as vagas no estádio do Canindé.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X FIGUEIRENSE
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 22 de outubro de 2011, sábado
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Janette Mara Arcanjo (MG) e Gilson Bento Coutinho (PR)
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Maurício Ramos, Henrique e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo e Valdivia; Luan, Ricardo Bueno e Maikon Leite
Técnico: Luiz Felipe Scolari
FIGUEIRENSE: Wilson; Pablo, Roger Carvalho, Edson e Juninho; Jônatas, Túlio, Maicon e Elias; Wellington Nem e Júlio César
Técnico: Jorginho