O Sebrae promove, de 26 a 28 de setembro, das 15 às 21 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, mais uma edição da Feira do Empreendedor em Mato Grosso, com entrada gratuita para todas as atividades, porém o acesso às salas de palestras e oficinas será feito por ordem de chegada, conforme o limite de vagas estabelecido e capacidade das salas e auditórios. A expectativa de público é de 4.500 pessoas por dia.
Esta é a 11° edição da Feira em Mato Grosso. A ampla programação contempla potenciais empreendedores e empresários, microempreendedores individuais, proprietários de micro e pequenas empresas e produtores rurais.
As atividades atendem pessoas de todas as idades, incluindo jovens interessados no universo das startups, idosos que buscam seguir trabalhando, mães que querem alternativas para conciliar o trabalho e a geração de renda com a maternidade, enfim, todos os que buscam formas de empreender.
Estão programadas 33 palestras, 25 oficinas, 27 palestras/TED (modelo com no máximo 20 minutos), sete painéis, cinco sessões de cine empreendedor seguidas de painel sobre o mercado de audiovisual.
São ao todo, 90 modalidades de capacitação como palestras, oficinas e pitchs nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital, recursos humanos, entre outros.
A diretora Técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, destaca que a Feira do Empreendedor abre espaço para o diálogo nesse momento de muitos desafios.
“A palavra-chave que traz esperança para o brasileiro é empreendedorismo. Nós estamos falando de um contingente muito grande de pessoas desempregadas, de universitários que sofrem de angústia de não saberem o que fazer depois de receberem o diploma…
Nós sabemos que tem um contingente muito grande de empreendedores que já estão trabalhando, mas que querem crescer, progredir e ganhar mercado e a Feira do
Empreendedor é um espaço para dizer às pessoas que acreditem que podem crescer. É um espaço muito importante para mostrar que as oportunidades estão aí”.
Palestras magnas
Para inspirar o público, foram selecionados para ministrar as palestras magnas da Feira do Empreendedor 2019, três nomes que sintetizam o espírito do empreendedorismo e da superação. Rick Chester, o vendedor de água nas praias cariocas que se tornou palestrante e foi convidado para falar em Harvard.
Com uma linguagem simples e dinâmica virou sucesso nas redes sociais com o seu #MinutoDoEmpreendedorismo e provou que empreender é para qualquer brasileiro que tiver vontade de arregaçar as mangas e trabalhar muito.
Geraldo Rufino, por sua vez, começou a vida como catador de latas, foi office boy e acabou se tornando diretor de operações no Play Center. Em 1985, fundou a JR Diesel e transformou completamente o modelo de desmanche de veículos, criando um novo formato de negócios.
Já o modelo e ator Felipe Tito, acredita piamente que não existem desculpas para empreender. Um dos nomes mais requisitados do mercado publicitário, ele não se acomodou e buscou diversificar suas atividades e investimentos e hoje é dono de 11 empresas dos mais variados segmentos.
Expositores
O espaço para os expositores, no Pavilhão das Nações, terá um formato aberto possibilitando que os empresários se conectem entre si e, porque não, façam negócios.
O público vai encontrar um conjunto de empresas dos mais diversos segmentos que apresentam oportunidades de negócios nos setores de franquia, comércio, serviços, máquinas e equipamentos, negócios digitais, negócios do campo e sustentáveis.
Neste ambiente, o Sebrae fará atendimento aos clientes e os parceiros apresentam seus serviços e produtos. No espaço, será montada a Arena Lab, com 70 lugares onde vão acontecer várias atividades, entre elas as palestras/TED e outras atrações.
Já na área externa, no gramado, o Espaço Valorize o que é Nosso terá empório com comercialização de produtos regionais, de pequenas propriedades rurais e empreendimentos de pequeno porte.
Uma queijaria modelo será montada para que o público possa conferir como é todo o processo produtivo desse produto lácteo, desde a entrada da matéria prima até a comercialização. Empresas do setor de alimentos e bebidas também vão expor seus produtos, mostrando a capacidade e a força de Mato Grosso nesse segmento.
Turismo é outro tema a ser apresentado através do projeto Investe Turismo que trabalha com foco na promoção de destinos mato-grossenses.
Na área externa será montada ainda a praça de alimentação para atender o público em geral.
Eventos paralelos
Além de toda a programação da Feira do Empreendedor 2019, durante o período de 26 a 28, serão realizados ainda seis eventos paralelos.
O Fórum da Educação Empreendedora, no sábado, dia 28, das 09 às 11 horas, é voltado para empreendedores, gestores empresariais e educacionais, servidores públicos e demais profissionais envolvidos. O objetivo do Fórum é a disseminação de ações práticas de empreendedorismo, que impactam na transformação da cultura, contribuindo para o crescimento sustentável do Mato Grosso.
Também no dia 28, das 08 às 22 horas, o Startup Day 4.0 é o mais importante evento de startups e inovação de Mato Grosso, reunindo grandes nomes do cenário da inovação nacional e internacional, exposição de startups e muito networking.
Entre os convidados estão Alfredo Soares (Head Global SMB VTEX, maior plataforma de e-commerce da América Latina), Bruno Gordon (co-fundador Rappi Brasil) e Gustavo Caetano (CEO do Samba Tech).
Participam ainda Braulio Medina (co-fundador da Gowth Team, primeira agência de Growth Marketing da América Latina); o investidor-anjo João Kepler; e o fundador da Keep Learning School, Murilo Gun.
Estão programados ainda o Bootcamp de Empreendedorismo, Encontro de Negócios do Programa ALI (Agente Local de Inovação), Encontro de Agentes de Desenvolvimento e Atendentes da Sala do Empreendedor MT.
Serviço
Programação completa – http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/feiras/0feira-do-empreendedor-sao-paulo-2019,169256f1bcc38610VgnVCM1000004c00210aRCRD
Mais informações – 0800 570 0800S