Fazenda de Riva em Colniza é invadida; 2 mortos e 8 feridos

Data:

Compartilhar:

Atualizada às 11h18 – Cerca de 150 pessoas fortemente armadas invadiram a Fazenda Agropecuária Bauru (Magali), em Colniza  (1.065 km de Cuiabá), de propriedade do ex-deputado estadual José Riva, na manhã deste sábado (5).

 

De acordo com as primeiras informações,  segundo Derisvaldo de Sá,  é de que o grupo de trabalhadores rurais estavam na beira do rio quando foram surpreendidos pelos seguranças da fazenda. 

 

Duas pessoas morreram, uma identificada como Elizeu, e 8 foram baleados. Um dos seguranças responsáveis pela proteção da área informou que os invasores estavam com armas longas, espingardas e armas de calibre 12 e 38. Eles tentaram incendiar uma caminhonete.

 

“Tem que vir apoio aqui para gente. Não vem de ônibus para demorar 2 dias. Tem que vir de avião para chegar hoje ainda. Vai precisar do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] porque nós acertamos de 4 a 6 pessoas, inclusive mulher. Estavam tudo no meio e vieram pra cima da gente”, diz o audio enviado por um segurança à polícia, no momento do crime.

 

De acordo com Riva, o estado deve agir com mais rigor contra os invasores e é necessária uma intervenção na região para que os proprietários de terra da região possam ter segurança.

 

“Para você ter uma ideia mesmo com a decisão judicial para eles ficarem 5km longe da área eles acabaram com tudo nas fazenda. Entram lá, fazem tocaia para os seguranças. Além disso estão matando gados, animais, tudo. Então é um vandalismo total”, disse o ex-deputado.

 

Procurado pelo  o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, está aguardando as informações precisas para tomar todas as medidas cabíveis.

 

“Ainda tem muitas informações desencontradas. Estamos levantando tudo para decidir o que fazer”, disse. “Se for preciso encaminhamos reforço para a região, nós o faremos. Mas precisamos aguardar o que o comando da região nos pedirá.

 

A fazenda foi citada em delação premiada pelo ex-governador Silval Barbosa. Segundo ele, a propriedade foi negociada pela quantia de R$ 18 milhões. Silval está em Matupá e nao vai se manifestar sobre o ocorrido.

 

A Delegacia de Polícia de Colniza solicitou reforço da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil, Ciopaer, da Secretaria de Segurança Pública, e peritos da Politec de Cuiabá para realizar os trabalhos de local de crime e necropsia.

 

Caso    

 

O Ministério Público alertou em outubro  que um grupo de aproximadamente 200 pessoas ocupou a Fazenda Agropecuária Bauru (Magali), que possui 46 mil alqueires. O clima no local era de tensão já que 30 seguranças privados contratados por Riva estavam se deslocando para a fazenda.    

 

Diante da situação, o MP comunicou novamente as autoridades competentes reiterando providências, já que há possibilidade de um confronto entre posseiros e seguranças.  

 

De acordo com o MPE, a Fazenda Agropecuária Bauru vem sofrendo invasões desde o ano 2000 e que, após a reintegração de posse ocorrida em 2017, as ameaças se intensificaram até culminar com a invasão do grupo que tomou as terras à força.    

 

A preocupação do MPE é que ocorra novamente uma tragédia na região, assim como a registrada em abril de 2017, quando 9 trabalhadores rurais foram brutalmente assassinados no Distrito de Taquaruçu do Norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...