Mesmo estando no meio da tabela, na nona posição, o Atlético-GO tem sido o principal obstáculo dos grandes que lutam pelo título nesta edição do Campeonato Brasileiro. Apesar da modesta posição, a equipe goiana tem tirado pontos de equipes consideradas “maiores” nas últimas três rodadas da competição. A próxima “vítima” pode ser o vice-líder Corinthians.
Na 25ª rodada, o Vasco, líder do torneio, foi quem perdeu pontos em casa, ao empatar com o Atlético-GO por 1 a 1 em São Januário. Na rodada seguinte, foi a vez do Palmeiras também empatar por 1 a 1 no serra Dourada. Neste domingo (2), o Botafogo foi derrotado pelos goianos por 2 a 0 e estacionou na quarta colocação.
Próximo adversário do temido “fantasma dos grandes”, o Corinthians não tem boas lembranças do Atlético-GO. No ano passado, em duelo no Pacaembu, mesmo placo onde acontece o confronto deste domingo (9), o time alvinegro viveu um capítulo negro e que desencadeou sua derrocada no Brasileiro de 2010.
Na ocasião, o Corinthians saiu vencendo por 1 a 0 e tomou uma surpreendente virada de 4 a 1. Apesar de correr atrás de resultado e conseguir marcar dois gols, a equipe paulista amargou uma derrota por 4 a 3, contra uma equipe que então vinha de quatro derrotas seguidas e buscava sair da zona de rebaixamento.
A partida ampliou o jejum de vitórias alvinegras para cinco jogos. Na terceira colocação, a crise levou à demissão do técnico Adilson Batista ainda nos vestiários do Pacaembu. No final da competição, o Corinthians terminou em terceiro lugar e teve que disputar a pré-Libertadores, sendo eliminado pelo Tolima.
Neste domingo (9), uma vitória é essencial para que o time do treinador Tite continue na cola do líder Vasco. Com 48 pontos, o Corinthians ocupa a segunda posição do Brasileirão, com dois atrás do Cruzmaltino. Além disso, São Paulo e Botafogo podem ultrapassar o time do Parque São Jorge em caso de um tropeço contra o Atlético-GO.