Família de onça retorna ao parque após incêndio

Data:

Compartilhar:

Uma onça-pintada com dois filhotes retornaram ao Parque Estadual Serra Azul, no município de Barra do Garças (509 km a leste), após o incêndio no ano passado que destruiu 70% da vegetação nativa. A volta desta família foi registrada por câmeras fotográficas do pesquisador e professor de ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fernando Pedroni.

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA) informou que o animal se reproduziu no parque e isto é considerado um avanço da biodiversidade local após mais de 8 dias de fogo na região da Serra Azul. A Sema vai intensificar o monitoramento e a fiscalização no local para evitar que a natureza volta a ser agredida e isso prejudique a permanência da vida animal.

Em agosto deste ano teve início de queimada numa área distante do parque, mas antes que as chamas se alastrasse o incêndio foi controlado sem causar danos a vegetação e animais do local.

Entenda o caso

O incêndio que atingiu 70% do Parque Serra Azul aconteceu em agosto do ano passado e durou quase 8 dias. Esse foi um dos maiores incêndios dos últimos 7 anos. A investigação identificou que o fogo surgiu na casa de um casal de idosos que moravam numa chácara nas proximidades do parque. Eles estavam cozinhando feijão com gordura de porco e ao final do preparo da comida jogaram um tição (resto de madeira queimada) no mato e foram dormir. Na manhã seguinte o fogo se espalhou rapidamente e consumiu a vegetação.

Confira o vídeo da família de onça-pintada no Parque da Serra Azul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas