O governador Silval Barbosa (PMDB) empossou, no final da tarde desta segunda-feira (29), Vicente Falcão como novo secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Com a experiência de 10 anos como diretor da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Falcão assume com o propósito de conciliar o debate entre as classes agrícola e ambientalistas.
"Todas as minhas ações serão pautadas pelo diálogo. Não haverá decisão isolada", comentou, logo após ser empossado no cargo, em solenidade no Palácio Paiaguás.
Falcão também pregou celeridade em projetos ambientais e a proposta de firmar parceria com a Agecopa (Agência de Execução de Projetos para a Copa do Mundo), para evitar entraves que dificultem a mobilidade urbana.
"Essa construção vai ser necessária, diante do interesse público de ver essas obras em andamento e conclusas com agilidade", disse.
Por outro lado, Silval Barbosa pregou que o Estado defenda agilidade nos processos ambientais e ressaltou que vai cobrar do novo secretário que desempenhe o papel de facilitar o andamento de projetos ambientais.
"Falcão assume com toda a autonomia para administrar o Meio Ambiente. Mas, a exigência que faço é garantir ao Estado agilidade nas licenças ambientais, mas sempre respeitando a legislação estadual e federal. Não quero nada fora da lei", disse o governador.
Em relação ao coronel da Polícia Militar, Alexander Maia, que deixou a pasta de Meio Ambiente, Silval afirmou que ainda vai discutir qual será seu papel dentro do Estado. "Ainda vamos discutir isto em momento oportuno", afirmou.