Mensagens divulgadas pelas redes sociais causaram pânico em Santo Antônio do Leste (379 km ao sul da Capital). Os posts falavam sobre a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no município. A comoção social foi tanta que a prefeitura precisou desmentir oficialmente a notícia.
“Um homem, não sei idade, porém foi para SP e voltou com os sintomas do coronavírus. 1 caso confirmado em Santo Antônio do Leste e mais 2 suspeitos. Fiquem em alerta! Vamos nos cuidar, esse vírus chegou até nós. Que Deus guarde a gente!”, diz uma das mensagens.
Apesar dos indícios de falsidade, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu dezenas de telefones de pessoas com medo da contaminação pela covid-19.
O município não tem registros da doença e o único paciente vindo de outro estado que está sob atendimento é uma mulher que chegou do interior de São Paulo, mas apresenta quadro típico de dengue.
A assessoria jurídica da prefeitura precisou alertar a população sobre as consequências da divulgação de fake news que podem causar pânico, que tem como pena prisão de 15 dias a 6 meses, além de multa.
Fonte: Gazeta Digital