FAÇA BONITO: ASSISTÊNCIA SOCIAL DE COLÍDER INICIA AÇÕES DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Data:

Compartilhar:

Douglas Caldeira

A Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou o mês de maio promovendo ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, alusivas ao Dia Nacional da Campanha, que ocorre em 18 de maio.

Com objetivo de conscientizar a população, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e os membros da rede de proteção realizaram uma reunião para organizar a programação que vai ser realizado durante todo o mês com atividades sobre a importância de prevenir e combater esse tipo de violência, que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o país.

Para já chamar a atenção da população de Colíder para o tema, banners da campanha Faça Bonito foram colocados nas principais rotatórias da cidade, para alertar os cidadãos sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de enfeites com flores em cor amarela e laranja a qual é a marca da campanha. Além das rotatórias, outros espaços receberão enfeites como o lago dos pioneiros. 

A Secretária de Assistência Social Maria Caroline Matheus ressalta a importância dessa campanha para a cidade. “Precisamos conscientizar a população sobre a gravidade do problema e incentivar a denúncia de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Somente assim poderemos proteger nossas crianças e oferecer a elas um futuro melhor, e para isso contamos com o apoio de toda sociedade”, afirma a Primeira-dama do município.

Com propósito de envolver toda a comunidade na luta contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, diversas ações como palestras em escola, abordagem do tema em canais de comunicação: TV e Rádio, para marcar a campanha neste ano será realizada caminhada com alunos das escolas e um grandioso Pit Stop de Conscientização. 

Campanha Faça Bonito 

Neste ano a campanha marca  23º ano de mobilização do Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Assim como marca também os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, que é o caso base para a mobilização e construção de estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.

O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Creas Colíder

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) é um serviço essencial para a população de Colíder, que oferece atendimento e acompanhamento especializado a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo vítimas de abuso e exploração sexual. O CREAS é um espaço fundamental para o acolhimento, orientação e proteção de crianças e adolescentes que sofrem violência, além de oferecer suporte psicológico, social e jurídico para as vítimas e suas famílias. O trabalho realizado pelo CREAS em Colíder tem sido fundamental para garantir a proteção e os direitos das crianças e adolescentes em situação de risco do município.

Para denunciar casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100, ou procurar a Polícia Civil, Conselho Tutelar ou Ministério Público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PROPOSITURAS

Notícias relacionadas