A exumação do corpo do cantor Tim Maia, que aconteceu nesta quinta-feira (29) no cemitério do Caju, na zona norte do Rio de Janeiro, foi um presente de aniversário para a suposta filha do músico, Rafaela Soares, que comemora 33 anos de idade.
A produtora musical lutava na Justiça há três anos para que o material genético fosse recolhido. O resultado, que deve sair em no máximo dois meses, irá determinar se Tim Maia é de fato o pai de Rafaela. A exumação foi autorizada na quarta-feira (28) pela 2ª Vara da Família do Tribunal de Justiça do Rio, na região da Barra da Tijuca, na zona oeste da capital.
— Ganhei um presente no dia do meu aniversário. Estou bastante feliz e aliviada.
Segundo o advogado Sérgio Ricardo, a mãe de Rafaela afirma que a produtora é filha de Tim Maia. Na década de 70, a mãe dela trabalhou com o músico, quando tiveram um relacionamento.
A disputa judicial começou em 2009. No ano seguinte, a Justiça do Rio autorizou a realização do exame de DNA nos restos mortais do artista. Porém, os herdeiros do cantor, irmãos e seu filho, Carmelo Maia, recorreram da decisão, alegando que eles próprios poderiam fornecer o material para o exame.
— Tentei fazer o reconhecimento [de paternidade] ainda quando Tim Maia estava vivo, mas foi uma conversa muito difícil. No mesmo ano, ele morreu.