Exército prepara equipes do Bope para ações antiterrorismo

Data:

Compartilhar:

ANDRÉA HADDAD
Redação/Secom-MT
Referência no país pelos preparativos na área de segurança pública para a Copa do Mundo de 2014, Mato Grosso será representado por um grupo de nove integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na série de treinamentos proporcionados pelo Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. O evento acontece entre os dias 30 de março e 4 de abril, em Goiânia (GO), com representantes do Bope de todas as cidades-sede do Mundial da Fifa. 

Os treinamentos serão focados no resgate de reféns e ações antiterrorismo. Todos os estados presentes contarão com um oficial responsável por atuar na condição de árbitro para avaliar o preparo de cada participante. “Vamos integrar as tropas para ver o nível de todas as cidades-sede”. 

Responsável pelo grupo mato-grossense, o major José Nildo explica que a série de treinamentos, intitulado Exercício Conjunto Interagências, abordará a prevenção e o combate ao terrorismo, como simulação de artefatos explosivos, incluindo a desativação de bombas, além da preparação dos atiradores de elite em situação com refém. 

Simulação – Na expectativa para a viagem, o grupo realizou nesta quinta-feira (27.03) pelo menos três simulações em uma espécie de casa adaptada, no comando do Bope, em Cuiabá, com dois terroristas dentro e risco iminente da existência de reféns. Respaldados por equipamentos de segurança que pesam de 25 quilos a 30 quilos, como munições, colete à prova de balas, armamento (revólveres e fuzis), capacete, óculos especiais e máscaras, eles invadiram o local com a entrada tática e detonaram quatro bombas após a averiguação de todo o ambiente. 

Também foi realizada uma simulação com atiradores de elite. O Bope conta com 10 atiradores deste nível. “O atirador fica em um local estratégico, em uma posição mais elevada, com visão privilegiada e em comunicação com o comando da operação”, diz o major José Nildo. Ele acrescenta que o tiro de precisão é cirúrgico. “É numa região que anestesia imediatamente o sequestrador sem permitir que ele tenha espasmos e acerte o refém”, complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...