O Comando Militar do Oeste enviou mais duas tropas – que totalizam 103 homens – para auxiliar a operação integrada contra o desmatamento ilegal, na região Norte de Mato Grosso, que há um mês está sendo desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Força Nacional de Segurança, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os militares desembarcaram ontem, de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto de Sinop. Conforme a assessoria do Exército, os militares são da 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada de Dourados, do 9° Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana e, do 47° Batalhão de Infantaria de Coxim.
Também há alguns militares que servem ao Exército em Campo Grande. O contingente foi selecionado no 18° Batalhão Logístico, do 3° Batalhão de Aviação do Exército, do Comando Militar do Oeste e do Comando da 9ª Região Militar. O grupo vai substituir o primeiro efetivo enviado no dia 25 de maio, com militares de Cuiabá e de Coxim.
Os soldados dão apoio logístico para retirada de máquinas e caminhões flagrados em desmatamento sem autorização. O combate a extração ilegal de madeira é uma ação do governo federal nos municípios de Sinop, Cláudia, Santa Carmen, Nova Ubiratã, Porto dos Gaúchos, Alta Floresta, Confresa, Alto da Boa Vista, Itanhangá e Aripuanã.