Os momentos que antecedem uma decisão são de tensão absoluta. O medo de errar fica mais latente, assim como a vontade de mostrar serviço e corresponder às expectativas da torcida. Aos 35 anos e experiência de sobra no futebol, Washington confirma que as coisas têm se dado exatamente dessa maneira no dia a dia do Fluminense, principal candidato ao título brasileiro.
Flu usará chuteira com pedido de paz
O atacante, que deve ficar na reserva no decisivo jogo de domingo (5), contra o Guarani, às 17h, no Engenhão, pediu controle a seus companheiros, mas admitiu que a missão é ingrata. Diante de tanta ansiedade, manter-se equilibrado é tarefa possível para poucos.
– Temos de nos controlar. Eu vivo dizendo isso, todos falam isso. Mas somos seres-humanos. Não temos como controlar isso totalmente. Alguns lidam melhor com isso, outros nem tanto.
Washington quer encerrar carreira no Flu
Torcida emociona músico Paulo Ricardo
Emerson, que deve fazer dupla de ataque com Fred, tem a mesma opinião. Aos 32 anos, algumas experiências fora do país e passagem pelo sempre conturbado Flamengo, ele vem tentando manter a tranquilidade, mas sabe que é muito complicado administrar a situação.
– A gente procura fazer alguma coisas, ficar mais em casa com os filhos, se concentrar totalmente. Mas é difícil. A cada dia a ansiedade aumenta. Não é fácil lidar com isso.
Além da posição em campo e da opinião sobre os momentos que antecedem finais, Emerson e Washington dividem opinião também quando o assunto é o adversário de domingo. Apesar de o time paulista já estar rebaixado, ambos têm a certeza de que a tarefa não será nada fácil.
Emerson 'esquece' família e amigos
O Coração Valente lembrou que os jogadores do Guarani irão receber incentivos de vários lados.
– Eles devem receber injeções de ânimo das mais variadas formas. Então, algum objetivo eles vão ter, seja por dinheiro, pela necessidade de alguns jogadores renovarem contrato. Mas isso não poderá superar a nossa vontade de ganhar esse título.
Emerson considera a partida de domingo a mais difícil para o Fluminense em todo o Campeonato.
– Eu acho que se fizermos uma análise completa, esse próximo jogo talvez seja o mais difícil. Não sei como e por quem eles vão jogar, e sinceramente não quero saber, mas duvido que seja fácil.