Exame da mama é feito de forma gratuita

Data:

Compartilhar:

As mulheres entre a faixa etária de 50 a 69 anos podem fazer o agendamento para o exame de mamografia no Centro de Prevenção do Câncer de Mama do Hospital de Câncer de Cuiabá. A mamografia será feita gratuitamente.

A responsável pelo Centro, Georgiana Andrade informou que a mamografia permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).

” Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura”, destacou.

Georgiana frisa que os exames estão sendo feitos apenas pelo sistema de agendamento, não é feito de forma presencial no hospital. “Quero ressaltar que as mulheres façam o agendamento pelo telefone e tirem todas as suas dúvidas para que na hora de vir a unidade de saúde possa trazer os documentos adequados”.

As mulheres precisam agendar a mamografia pelos telefones (65) 3648-7598 ou 3648-7600. Além disso, elas precisam trazer os documentos pessoais como RG, CPF, cartão do SUS e os exames anteriores.

O Centro de Prevenção de Mama foi inaugurado no dia 1º de outubro de 2015, no Hospital de Câncer de Cuiabá e nesse primeiro momento está atendendo somente os exames de mamografias.

Fatores de Risco 
O mastologista, Aguiar Farina do Hospital Geral Universitário (HGU) alerta que a história familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade.

“Ainda é discutida a associação do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o câncer de mama, apontando para certos subgrupos de mulheres como as que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, as que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez”, disse Aguiar.

A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo