Europa aprova novo remédio que pode consertar genes defeituosos. Seu preço? R$ 3 milhões!

Data:

Compartilhar:

 

A ideia de tratar doenças genéticas por meio da substituição de um gene defeituoso por uma cópia que funcione existe há quase três décadas.

Mas o caminho para a criação de uma terapia de verdade que seja segura e eficaz mostrou-se longo e problemático. Agora, graças aos esforços da empresa holandesa de biotecnologia uniQure, a primeira terapia do mundo ocidental para corrigir erros no código genético de uma pessoa foi finalmente aprovada. Ao mesmo tempo em que a terapia é extremamente cara e limitada a uma rara anomalia genética, a aprovação deve abrir as portas para intervenções similares.

A droga é chamada Glybera e tem como objetivo tratar uma anomalia genética chamada deficiência da lipoproteína lipase (LPLD), uma rara e geneticamente transmissível condição que impossibilita que o corpo metabolize ácidos gordurosos encontrados no sangue – o que resulta na inflamação do pâncreas. A anomalia afeta uma em cada 1 milhão de pessoas.

Como dito, a nova droga não é barata: Cada tratamento deve custar 1,2 milhão de euros (por volta de 3 milhões de reais) por paciente – o que configura um novo recorde de custo para um único remédio. Apesar disto, a empresa se justifica por dar um preço tão exorbitante ao produto. Falando à Reuters, o CEO da empresa, Joern Aldag, afirmou que mais tratamentos virão em breve, e que este preço era garantido devido ao fato de que a terapia restauraria uma função natural do corpo, e não apenas um conserto de curto prazo:

Isso dá um benefício maior para pacientes do que estratégias de substituição de proteínas clássicas e é por isso que achamos que isso deveria ser justo e adequadamente compensado”.

Desnecessário dizer que será difícil (se não impossível) para pacientes pagarem pelo tratamento, e é por isso que a uniQure estará trabalhando com os governos europeus em potenciais estratégias de precificação (incluindo planos de pagamento). A Comissão Europeia deu à uniQure seu consentimento para começar a vender o Glybera no próximo verão.

O Glybera funciona introduzindo genes LPL normais e sadios no corpo do paciente para que eles possam fazer proteínas LPL que funcionem. O gene LPL é “empacotado” em um vetor de entrega derivado do vírus AVV que tem uma propensão natural às células musculares.

A empresa também está trabalhando na aprovação regulamentar do Glybera no Canadá e nos Estados Unidos.

No futuro, acredita-se que terapias similares serão capazes de tratar outras anomalias genéticas, incluindo a imunodeficiência combinada grave – conhecida como “doença do garoto-bolha”, devido ao fato de suas vítimas não poderem ter contato com o mundo exterior, muitas recorrendo a ambientes esterilizados, como a “bolha” em que David Vetter, uma das vítimas mais famosas, vivia.

Vale notar que o Glybera não é a primeira droga de terapia genética. Em 2003, a empresa chinesa Shenzhen SiBiono GeneTech recebeu a aprovação para uma droga de terapia genética para o câncer de cabeça e pescoço (apesar do uso não ser permitido na Europa ou na América do Norte).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...