“Eu acho que o Obama está nos ouvindo aqui. Um abraço, negão”, diz Lula sobre espionagem americana

Data:

Compartilhar:

Ex-presidente fez piada com as denúncias de que os EUA têm sistema de vigilância no Brasil

Carolina Martins, do R7, em Brasília

Lula se encontrou com Obama em julho de 2009 e lhe entregou de presente uma camiseta da seleção brasileira autografadaWilson Pedrosa/09.07.2009/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou, nesta terça-feira (23), com a suspeita de que os Estados Unidos têm um esquema de vigilância telefônica e digital para obter dados sigilosos de pessoas e empresas brasileiras. No início do mês, documentos vazados pelo ex-agente da CIA (Agência de Inteligência Americana) Edward Snowden mostraram que o Brasil também foi alvo da espionagem dos Estados Unidos.  

Ao relembrar a primeira conferência de países da América Latina e do Caribe, realizada sem a presença de países ricos, como Estados Unidos e Canadá, Lula questionou o interesse do presidente americano, Barack Obama, em assuntos brasileiros.  

— Agora quer até ficar escutando nosso telefone? Eu acho que o Obama está nos ouvindo aqui. Um abraço, negão!  

As declarações foram dadas durante uma palestra no Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha, em Brasília. O ex-presidente foi recebido ao som de “Lula, guerreiro do povo brasileiro” e ganhou homenagem de um grupo afro da capital federal.  

Durante mais de uma hora de discurso, Lula fez questão de lembrar medidas adotadas no governo dele para reduzir a pobreza e a miséria no País.   

Ele declarou que, como presidente, parou de encarar o pobre como um problema estatístico e começou a pensar na parcela da população menos favorecida como “como parte essencial da solução”, estimulando o consumo e facilitando o crédito.  

Lula também se posicionou politicamente sobre as críticas ao grande número de ministérios do governo Dilma Rousseff, defendeu o programa Mais Médicos e a reforma política por meio do plebiscito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas