Estado vai repassar R$ 600 mil para hospital implantar leitos pediátricos

Data:

Compartilhar:

A Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis vai receber da Secretaria Estadual de Saúde (SES), através da Prefeitura Municipal, o recurso de R$ 600 mil para a implantação de 14 novos leitos pediátricos, sendo um de isolamento, e também para a construção de uma Unidade de Referência em Atendimento Pediátrico, em anexo ao hospital.

O hospital terá o prazo de 90 dias para apresentar o projeto de adequações físicas, mas em 30 dias passará a ser a unidade de referência para o atendimento infantil nos casos de urgência e emergência clínica para toda a região Sul do Estado. As mudanças foram definidas durante a manhã desta sexta-feira (15), em reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Pedro Henry (PP), o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PMDB), o promotor de Justiça, Ari Madeira e os demais gestores do setor no município.

Além das novas atribuições para a Santa Casa, ficou definido que o Pronto Atendimento Infantil (PA Infantil), sob a gestão do município, continua sendo responsável pelo primeiro atendimento, ou seja, a porta de entrada. Já o Hospital Regional de Rondonópolis, que tem quatro médicos pediatras em seu quadro, continuará sendo referência em traumatologia, o mesmo que cirurgias ortopédicas.

As ações estipuladas foram pactuadas entre Estado, Município, Ministério Público Estadual (MPE) e os hospitais Santa Casa e Hospital Regional, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). De acordo com Pedro Henry, foi criado um fluxograma de atenção à saúde da criança, estipulando o papel de cada “ator”.

UTI Pediátrica

Com relação à instalação de leitos de UTI Pediátrica, em Rondonópolis, conforme ação civil ingressada pelo Ministério Público Estadual no dia 7 de abril deste ano, o secretário Pedro Henry afirmou que só falará sobre o assunto em Juízo. Henry enfatizou que preferia um entendimento junto ao MP, mas como a ação foi ajuizada não vai mais discutir o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas