O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou que o Estado vai gerenciar, por meio de uma Organização Social de Saúde (OSS), os prontos-socorros e hospitais municipais de Cuiabá e Várzea Grande. A licitação para contratação da entidade gestora será realizada entre 60 e 90 dias. O anúncio foi feito na tarde desta terça (17), após uma reunião entre Silval e os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, Chico Galindo (PTB) e Murilo Domingos (PR), respectivamente.
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) da Capital já aprovou a medida, por unanimidade, nesta segunda (16). Membros do CMS de Várzea Grande vão se reunir nesta quarta (18) para definir pelo aval ou não à parceria.
Caso a decisão seja favorável, a equipe técnica da secretaria estadual de Saúde (SES), pasta comandada por Pedro Henry (PP), fará reuniões com os representantes de ambos os municípios para definir o modelo de gestão a ser implementado. Depois disso, cabe ao Estado abrir a licitação para contratar a OSS.
Durante a reunião, Silval também se comprometeu a construir com recursos federais três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), sendo duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande. Após a definição dos locais, que serão cedidos pelo Estado, o governador vai apresentar o projeto ao Ministério da Saúde. Como as UPAs são pré-moldadas, o prazo de construção é de 180 dias.