Estado solicita ‘pílula do dia seguinte’ para o HIV

Data:

Compartilhar:

Após a publicação no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (24), sobre a unificação da profilaxia pós-exposição (PEP) ou ‘pílula do dia seguinte’ para evitar o vírus HIV, no Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado solicitou mais medicamentos para atender todas as pessoas que possam enfrentar uma situação de risco para o vírus.

Conforme a responsável técnica pelo Serviço de Assistência Especializada do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), Carmen Lúcia Soares, no momento o Centro possui pouca quantidade de remédios, o suficiente para os pacientes que fazem uso mensal da medicação.

Porém a partir da próxima semana, o Estado vai solicitar reforço no estoque. A Secretaria de Saúde aguarda por mais orientações do Ministério da Saúde. Atualmente 3 mil pessoas estão cadastradas no sistema do Cermac, mas apenas 1,5 mil fazem o tratamento para evitar o desenvolvimento da aids.

Antes da unificação do protocolo pós-exposição ao HIV, vítimas de violência sexual, profissionais da saúde e pessoas que tiveram relações sexuais sem proteção eram submetidas a tratamentos diferenciados. Com a divulgação do novo procedimento pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (23), quem for exposto a situações de risco de contágio pelo vírus passa a receber combinação de quatro remédios: tenofovir, lamivudina, atazanavir e ritonavir.

O novo protocolo recomenda que os medicamentos antirretrovirais utilizados para o tratamento sejam ministrados até 72 horas após a exposição ao vírus. O ideal é que seu uso seja feito nas primeiras duas horas.

Segundo Carmen, o acompanhamento do tratamento, que antes era de 6 meses, agora dura 28 dias consecutivos. Ela ressalta que os efeitos colaterais podem surgir com o uso dos remédios.

O Ministério da Saúde não tem estimativa de qual será o impacto da mudança. Para facilitar o acesso aos serviços, será lançado um aplicativo em dezembro com orientações sobre os postos mais próximos de distribuição.

Além de centros de serviços especializados no tratamento de DST/Aids, em algumas cidades antirretrovirais são fornecidos também em unidades de emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY