Estado quer romper contratos de 9 obras da Copa

Data:

Compartilhar:

redação Secid


O secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, juntamente com equipe técnica, se reúne nesta segunda-feira (29) com o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, para tratar sobre o andamento dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) das obras da Copa do Mundo.

Ao todo, 22 TAGs foram assinados em outubro e dezembro do ano passado, sendo que nove seguem com pendências que impedem o cumprimento adequado dos termos firmados. De acordo com Chiletto será apresentado ao TCE a intenção de rescisão contratual com os respectivos consórcios e empresas que seguem descumprindo os termos.

“As determinações previstas nos TAGs estão sendo cumpridas pelo Estado. Mas para que as obras sejam conclusas com a devida qualidade e dentro do prazo acordado, é preciso que as empresas também façam sua parte. A intenção de rescisão unilateral é consequência de diversos problemas que foram verificados pela fiscalização, como também o não retorno por parte das empresas em relação às notificações já realizadas pela Secid”, explica Chiletto.

Visitas

Nesta sexta-feira (26), o secretário Eduardo Chiletto, juntamente com equipe técnica, visitou as obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande. Um dos primeiros locais vistoriados pela equipe foi o Complexo Viário do Tijucal. Atualmente, os serviços estão concentrados na área que compreende a trincheira.

Conhecida como Estrada do Moinho, a Avenida Arquimedes Pereira Lima também passou pela vistoria. A via já conta com inconformidades no pavimento e também na ciclovia construída na região. Conforme levantamento elaborado pela Secid, o contrato, que é de responsabilidade do Consórcio Trimec-Hytec, se encontra na fase de tramitação para retomada da obra.

Previsto para ser utilizada pelos jogadores durante a Copa do Mundo, o Centro de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso também foi vistoriado. O local conta com atraso considerável no cronograma de execução da obra, devido a pendências nos projetos. Notificações já foram feitas ao Consórcio Campus Universitário. Outro problema é a ausência de documentação financeira por parte das empresas para realização dos pagamentos relacionados às medições.

Na tarde desta sexta-feira, o secretário Eduardo Chiletto se reuniu com representantes do Consórcio Campus Universitário e a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, que se comprometeu em entregar os projetos já reajustados no prazo de 30 dias.

A obra de duplicação da Avenida Parque do Barbado, que se encontrava abandona até esta quinta-feira (25), voltou a ter frentes de trabalho. A via, que faz ligação entre a Avenida Fernando Correa e a avenida Arquimedes Pereira Lima, conta com 1,7 quilômetros de extensão e está prevista para ser concluída em novembro deste ano. A obra já supera os 70% de execução.

Em Várzea Grande, o Aeroporto Marechal Rondon também foi vistoriado pela equipe da Secretaria de Estado das Cidades. No local, Chiletto acompanhou os trabalhos que estão sendo realizados na área em que serão realizados o embarque e desembarque internacional. O Consórcio Marechal Rondon, que já foi notificado pela Secid para ampliar as frentes de trabalho e cumprir o cronograma de obras, também acompanhou a visita.

“Estamos acompanhando de perto o que vem sendo realizado em cada um dos contratos e também cobrando os responsáveis. Nosso objetivo é entregar estas obras com a qualidade necessária para a população e a parceria com o Tribunal de Contas, na formalização dos TAGs, contribuiu diretamente para este trabalho”, reforçou Chiletto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...