Escolas são proibidas de estabelecer idade mínima

Data:

Compartilhar:

A Justiça de Mato Grosso concedeu liminar que garante a matrícula de crianças para ingresso nas séries inicias do ensino fundamental sem limite de idade mínima no município de Terra Nova do Norte.

 

A decisão foi proferida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual. Com a decisão, crianças com quatro anos completos podem se matricular na pré-escola e com seis anos, no primeiro ano do Ensino Fundamental.

O juiz Érico de Almeida Duarte destacou que as resoluções federal e estadual, que estipulam a data limite de 31 de março e 31 de abril para a matrícula nas séries fundamentais, vão de encontro ao direito previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Interpretando-se o conteúdo da norma, conclui-se que até os cinco anos de idade as crianças têm o direito a creche e a pré-escola, bem como ao Ensino Fundamental a partir dos seis anos de idade, completos ou incompletos, mesmo porque a norma não esclarece qual o limite temporal para se completar a idade dentro do respectivo ano letivo”, completou o magistrado.

Para o juiz, apenas o laudo piscopedagógico poderá definir se a criança tem ou não aptidão para ingresso em série de ensino mais elevada.

Outros casos

Municípios como Araputanga, Indiavaí e Reserva do Cabaçal também conseguiram a liminar, no início do mês, que proíbe as escolas estaduais e municipais de estabelecerem limite de idade mínima para ingresso nas séries inicias do ensino fundamental

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas