OTMAR DE OLIVEIRA Empresário do agronegócio, Eraí Maggi, avaliza convites de partidos da base da presidente Dilma para disputar governo do Estado em 2014 |
Empresário do agronegócio, Eraí Maggi, que é apontado como uma das opções para sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB) em 2014, está em Brasília nesta quarta-feira (2), para se reunir com líderes partidários e definir sua filiação, já que o prazo para novos filiados que pretendem disputar as eleições, se encerra neste sábado, 5 de outubro. Presidente estadual do PR, deputado federal Wellington Fagundes, confirmou a reunião e que o partido está na expectativa de receber sua filiação, mas que Eraí está “ponderando suas opções”.
Conforme Fagundes, Eraí Maggi conversou ontem (1º) com o primo e senador Blairo Maggi (PR), sobre possível filiação, sendo que está disposto a concorrer ao governo do Estado, mas, sua prioridade é se filiar aos partidos da base governista da presidente Dilma Rousseff. Um dos partidos que Eraí avalia o convite é o PR, mas deve conversar com demais parlamentares da bancada federal. Eraí deixou o PDT do senador Pedro Taques, que é candidato virtual ao governo, pois, tem interesse e predisposição para a disputa.
“A princípio o partido quer fortalecer e o nome de Eraí Maggi traz força, mesmo que não fosse para disputar nada”, disse Fagundes.
Para o deputado, a princípio todos são “candidatos a candidatos”, mas que definição só deve ocorrer após pesquisas sobre o cenário da disputa e para formação do arco de aliança. “Por enquanto, todos são candidatos a candidatos, a definição será lá na frente com pesquisas e arco de aliança”, ponderou.
Questionado se eventual filiação de Eraí Maggi pode atrapalhar seus projetos de disputar o Senado, Wellington Fagundes, avalia que a candidatura de maior importância é ao governo e que o partido deve “ver como será”.
“A opção de candidatura mais importante, a princípio é para o governo, mas aí o partido tem que ver como será com a proximidade da disputa, ma o nome de Eraí Maggi por si só, independente de eleição, já fortalece o PR”, avalizou.
Eraí Maggi já recebeu convites do PR, PSD, PTB e até do PSB, que deixou a base governista de Dilma. Apenas o PMDB, sob comando do deputado federal Carlos Bezerra, não oficalizou convite, pois, prioridade é lançar candidatura de Silval ao Senado.