Ensino técnico e graduação à distância para formação dos profissionais que prestam assistência de Enfermagem é tema de audiência pública solicitada pelos deputados Oscar Bezerra (PSB) e Leonardo Albuquerque (PSD).
O evento, que acontece no Auditório Milton Figueiredo, amanhã, foi um pedido do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MT) com vistas à promoção do debate com a sociedade sobre a qualidade dos cursos oferecidos em condições inadequadas.
A audiência acontece na véspera do Dia Mundial do Enfermeiro (12/05) e faz parte do movimento promovido pelos conselhos federal e regionais para expor os riscos que a precarização da formação dos profissionais podem trazer para o atendimento de saúde.
São muitas as instituições que não possuem laboratórios, convênios ou unidades hospitalares próprias para a prática de estágios supervisionados, indispensáveis para o exercício da profissão.
As discussões visam obter apoio da sociedade para fiscalizar e impedir a proliferação dos cursos à distância que não tenham infraestrutura para garantir a formação prática e teórica indispensável à atuação dos enfermeiros e técnicos, colocando em risco o atendimento prestado e a competência profissional.