Três servidores da Secretaria Municipal de Saúde, empresários e possíveis laranjas são investigados pelo desvio de R$ 13 milhões destinados à Saúde de Cuiabá, informou a Polícia Federal. O valor desviado era do Governo Federal. Os nomes dos investigados, no entanto, não foram divulgados.
Ainda conforme o órgão, um deles já estava afastado desde o começo da intervenção estadual na pasta. Já outros 2 ainda estão trabalhando e, por enquanto, não sofreram nenhuma sanção.
Os 9 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Cuiabá e Várzea Grande. Reportagem do apurou que um dos mandados foi cumprido em uma casa no Residencial Canachuê, no bairro Barra do Pari.
Investigação
Durante a investigação, a PF afirma que foram detectadas incongruências e graves irregularidades na execução de contratos de serviços de tecnologia firmados pelo município entre 2017 e 2022 com uma empresa do ramo de informática.
As análises realizadas com o apoio da CGU não encontraram evidências da efetiva prestação de serviço previsto no contrato, bem como a correlação entre os pagamentos.
Atuam na operação 33 policiais federais e 4 servidores da CGU. Com as buscas, a PF vai aprofundar na investigação, que envolve crime de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude de licitação. Penas dos investigados pode chegar a 30 anos de prisão.