Empresário de Cáceres financiava o tráfico de drogas na região

Data:

Compartilhar:

 

Um empresário foi preso nesta quarta-feira (2), durante a Operação Re-volver, no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), acusado de financiar o tráfico de drogas na região. Ele atua no ramo farmacêutico e no setor de revenda de veículos.  

Em entrevista coletiva, o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Valmir Lemos de Oliveira, informou que, desde que foi desencadeada a Operação Volver, em julho de 2009, a instituição trabalha para desarticular a organização criminosa. Segundo ele, faltavam apenas provas para que fossem solicitados os mandados de prisão.

No total, foram expedidos 32 mandados de prisão: 30 foram cumpridas, sendo que 16 pessoas já estavam presas. Um soldado da Polícia Militar de Cáceres foi preso durante a operação.

As detenções foram realizadas em vários municípios de diferentes Estados: Imperatriz/MA (1), Rio Verde/GO (1), Rondonópolis (1), Nova Olímpia (1), Campo Novo dos Parecis (1), Cuiabá/Várzea Grande (8) e Cáceres (17) sendo duas mulheres. Duas pessoas de Tangará da Serra estão foragidas.

No decorrer das investigações, foram realizados flagrantes que culminaram na apreensão de 82 kg de pasta-base de cocaína, prisão de 24 pessoas – sendo dois menores, recuperação de três carretas roubadas – utilizadas para transportar a droga, recuperação de um veículo com chassi adulterado, além de uma prisão por uso de documento falso.

De acordo com o delegado Oliveira , cinco quadrilhas foram desarticuladas. Os presos atuavam na rede como fornecedores, transportadores, revendedores ou de alguma forma davam suporte, para alimentar o tráfico e aumentar a criminalidade. "As pessoas presas eram importantes para a quadrilha; sem elas, o sistema ficaria desfragilizado", disse o policial.

Os presos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo de veículos e uso de documento falso.

Operação Volver

A operação foi deflagrada em 10 de julho do ano passado, pela Polícia Federal, com objetivo de reprimir o tráfico de entorpecentes nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Acre e Espírito Santo. Na ação, foram presas as advogadas Kattleen Káritas Oliveira Barbosa Dias e Lucy Rosa da Silva, sob a acusação de envolvimento com uma quadrilha que atuava no narcotráfico em Mato Grosso.

Na época, foram expedidos 37 mandados de prisão temporária, dois mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão – nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Uruaçu e Jataí (GO), Vila Velha (ES) e Viana (ES) e Rio Branco (AC).

Tiveram a prisão decretada durante a Volver comerciantes, advogados, servidores públicos, um militar das Forças Armadas e presidiários, que cumpriam penas em estabelecimentos nos Estados de Mato Grosso e Espírito Santo. Os detentos são apontados como comandantes do tráfico de drogas do interior dos presídios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas