Elayne Mendes/ GD
O período proibitivo para queimadas no Estado começa no dia 15 deste mês e vai até 15 de setembro. Em função das condições climáticas, nesse período fica proibido o uso de fogo para manejo de pastagens ou limpeza. Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda a participação das prefeituras, camaras e da população são prioritárias nas ações de combate as queimadas ilegais.
O secretário ainda lembrou que para que Mato Grosso tenha um resultado positivo, todas as prefeituras de Mato Grosso devem programar suas brigadas, treinadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. “Estaremos garantindo um meio ambiente equilibrado, de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida”, salientou.
Lacerda ressalta que a população deve evitar queimar lixo no quintal. “Não queremos focar na criminalização e sim na educação ambiental”, reforçou o secretário.
Este ano a medida de fiscalização também será reforçada. . “Ao detectarmos um foco de calor a fiscalização fará a identificação dos locais de queimadas com os devidos procedimentos administrativos o e sanções penais”, disse Lacerda.
A implementação do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman/2014), reunindo os órgãos de prevenção, monitoramento e combate as queimadas e incêndios florestais, com a função de coordenar as ações entre as várias agencias, também foi tema discutido entre os órgãos. (Com assessoria)
