O Flamengo levou a melhor no primeiro clássico disputado contra o Vasco no novo Maracanã. Em partida de arbitragem controversa, os rubro-negros conseguiram virar o jogo para 2 a 1 aos 44 do segundo tempo, dando fim a uma sequência de duas derrotas, uma pelo Campeonato Carioca e outra pela Libertadores da América.
Os dois tempos da partida foram bem distintos. No primeiro deles, o Vasco comandou as ações e, depois de ter um gol não validado pela arbitragem, em cobrança de falta do ex-corintiano Douglas, aos 12 minutos, o Vasco abriu o placar com Felipe Bastos, aos 36 minutos. Após boa jogada de linha de fundo de Douglas, que teve boa estreia, Bastos completou para o gol.
Apesar do domínio vascaíno, dois minutos depois Elano cobrou falta para defesa do goleiro Martin Silva — mas o gol foi assinalado. Após um momento de indecisão da arbitragem, o gol foi validado, já que Silva só toca a bola quando ela está dentro do gol.
Na volta para o segundo tempo, o time do Flamengo voltou mais determinado, mas o gol da vitória só sairia no final da partida. Gabriel dominou bola rebatida pela zaga vascaína e bateu Martin Silva, dando números finais ao placar: 2 a 1.