Em Colider:coordenador é impedido de frequentar sede da Funai pelo 3º dia

Data:

Compartilhar:

O coordenador substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Colíder , Sebastião Martins, está impedido pelo terceiro dia seguido de frequentar a sede do órgão. Índios kayapós entraram na unidade, na terça-feira (29 de dezembro), e ordenaram sua saída, reivindicando o retorno do líder indígena Megaron Txucarramãe, ao cargo, exonerado dia 31 de outubro.

Sebastião disse,  que o diálogo com indígenas segue para apaziguar dos ânimos, e servidores trabalham parcialmente na unidade. "Estamos evitando um confronto direto e atuando nessa situação para pacificar, porque para trabalhar com os índios tem que ter uma método especial", afirmou. A Funai de Brasília ainda deve se manifestar, já que eles não querem a entrada do substituto até que a portaria sobre a exoneração de Megaron seja revogada.

Megaron é uma das principais lideranças indígenas kayapós e atuava na região desde 1995 até chegar a chefia da coordenadoria. Sua demissão, conforme Só Notícias já informou, estaria ligada à oposição da construção de hidrelétricas planejadas pelo governo federal no Nortão e, também, a Belo Monte, no rio Xingu (PA). A Funai nega qualquer tipo de ligação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...