Dupla Zico e Nunes dava título mundial ao Flamengo há 30 anos

Data:

Compartilhar:

 

Foi trajando seu uniforme número 2 que o Flamengo deu uma das maiores exibições de sua história. Há exatos 30 anos, contra os “reds” do Liverpool, o Rubro-Negro, de branco, deu uma aula de futebol no estádio Nacional de Tóquio, ao vencer por 3 a 0 em show da dupla Zico e Nunes.

O primeiro tempo arrasador daquele time, o maior da história do clube carioca, definiu um duelo que, antes de a bola rolar, tinha os ingleses como favoritos.

– Falavam muito do time deles, mas a gente vinha das conquistas do Carioca e da Libertadores em uma semana. Então estávamos confiantes e sabíamos o que fazer. Nada nos preocupava.

As palavras acima foram ditas ao R7 por Nunes, artilheiro não só daquela final como de muitas outras, o que rendeu o apelido de “Artilheiro das grandes decisões”.

– Sempre decidi para o Flamengo. Sem dúvida esse foi meu título mais importante, mas o gol mais especial foi no Brasileirão de 1981, contra o Atlético-MG. Eu decidia mesmo.

Contudo, para poder colocar em prática sua vocação para as decisões, Nunes sempre contou com Zico. Craque daquele timaço, o Galinho não balançou a rede contra os ingleses, mas deu os passes para os dois tentos de Nunes. Adílio fechou o placar.

– Eu e o Zico nos entendíamos muito bem. Nascemos para jogar um com o outro. No primeiro gol, ele me deu um lançamento pela esquerda, ganhei na corrida e toquei na saída do goleiro. No segundo, recebi do Zico pela direita e, em dois toques, marquei outro.

O gol de Adílio também teve participação de Zico. Ele cobrou falta, rebatida pelo goleiro Grobbelaar. Depois de o ponta-esquerda Lico tentar na primeira vez, Adílio aproveitou para anotar o seu.

Na segunda etapa, o Flamengo passeou em campo, diante de um atônito Liverpool, que mal ameaçou a meta de Raul Plasmann. Diante dos 62 mil torcedores que lotaram o estádio, Zico foi eleito o melhor da partida, coroando a festa rubro-negra.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 0 LIVERPOOL

Local: Estádio Nacional, Tóquio (JAP)
Data: 13 de Dezembro de 1981 (domingo)
Árbitro: Rúbio Vazques (México)
GOLS: FLAMENGO: Nunes aos 13min, Adílio aos 34min e Nunes aos 41min do 1° tempo

FLAMENGO: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Lico e Nunes
Técnico: Paulo César Carpeggiani

LIVERPOOL: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson)
Técnico: Paisley

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de planejamento agiliza projeto de sustentabilidade econômica através de cooperativa em Nova Canaã do Norte.

A cooperativa agroecológica Portal da Amazônia é uma iniciativa destinada a unir pequenos produtores rurais de Nova Canaã...

CONHEÇA AS CANDIDATAS À RAINHA DA EXPOLÍDER 2024

https://www.youtube.com/watch?v=8Sxv3hC2Ens

REQUERIMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=FSEm81Fu4Lo