Duas categorias aprovam greve para os dias 30 e 1º

Data:

Compartilhar:

A Gazeta


Os escrivães e investigadores da Polícia Civil já aprovaram paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 1º de junho, caso o governador Pedro Taques não pague a Revisão Geral Anual (RGA). A greve também foi aprovada pelos servidores penitenciários do Estado e começará ainda este mês, no dia 30.

Demais sindicatos e associações da segurança pública de Mato Grosso mostraram apoio à luta e também analisam possível adesão à paralisação, após a realização de assembleias, que estão marcadas para os próximos dias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso (Siagespoc), Cleidison Gonçalves, o anúncio do corte da recomposição salarial feito pelo governo do Estado teve o mesmo efeito que “jogar gasolina na fogueira”, fazendo com que os manifestantes amadurecessem ainda mais a proposta de greve geral.

Gonçalves lembra que a RGA é um direito constitucional do funcionário público e que a classe não abrirá mão. “Estamos todos dispostos a lutar por nossos direitos e vamos seguir assim até as últimas alternativas. Sabemos que a segurança pública é um dos principais gargalos na gestão de um estado brasileiro, mesmo todos os servidores trabalhando arduamente. Imagina o serviço paralisado, no mínimo será um caos total”.

Porém, Gonçalves ressalta que mesmo em busca de seus direitos, a categoria o quer fazer sem prejudicar a sociedade, que em nada tem culpa das ações impensadas do Governo do Estado.

O sindicalista pontua que qualquer proposta do governador Pedro Taques, que não seja a de conceder a RGA, só fará estimular os ânimos grevistas dos manifestantes. “Estão nos desafiando e se é assim, vamos mostrar a força que temos quando unidos em prol de um mesmo propósito. Daremos uma amostra disso nos dias 24 e 25, quando paralisaremos totalmente os serviços”.

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo), Wagner Bassi Junior informou que a categoria está extremamente insatisfeita com a postura da atual gestão e mesmo sabendo o impacto negativo da deflagração de greve, os delegados não descartam a ação. “No dia 24 a categoria aproveitará a paralisação para já discutir a greve. Faremos uma assembleia e caso aprovada a paralisação geral, serão 278 delegados cruzando os braços”.

Bassi diz ainda que todo o segmento da segurança pública está unido, com o objetivo de que a paralisação seja um consenso entre todos os líderes sindicais e siga os trâmites legais.

Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen), João Batista informou que a categoria aprovou por unanimidade a paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 30. Na mesma data, também cruzarão os braços os profissionais do sistema socioeducativo do Estado.

Batista lembra que caso o governador Pedro Taques não realize o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), toda a segurança pública estará comprometida. “Estamos todos unidos e realizaremos uma ação que pode paralisar todas as delegacias e unidades prisionais do Estado”.

Segundo o sindicalista, só no sistema penitenciário serão cerca de três mil servidores de braços cruzados. “No sistema penitenciário, como o quadro já é defasado, não podemos tirar tantos servidores de seus postos, então a alternativa é suspender os serviços”.

Presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (ACS), Adão Martins da Silva diz que apesar dos agentes militares serem impedidos por lei de aderir à greve, a categoria está dando total apoio aos demais servidores.

A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Oficiais da PM e BM (Assoade) também mostrou apoio à greve geral na segurança pública. Segundo o presidente da associação, Luciano Esteves Correa Costa, os militares marcaram para a próxima segunda-feira (23) uma assembleia geral da categoria e apesar da lei proibir os militares de realizar greve, a insatisfação já começa a ganhar corpo nos quartéis.

Outro lado

O Governo do Estado de Mato Grosso informou que é um direito do servidor público estadual se manifestar e ressaltou que a decisão de não pagar a Revisão Geral Anual (RGA) no mês de maio é amparada em lei e que, caso consiga aumentar a arrecadação, a RGA será paga aos servidores públicos.

Segundo o Executivo Estadual a atual situação financeira estadual é delicada, porque nos últimos oito anos a despesa com pessoal cresceu mais do que a receita do Estado, provocando um descompasso nas contas públicas.

Esse descompasso fez com que o Estado extrapolasse os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal que, se for descumprida, resultará em perda de recursos e convênios do governo federal e não poderá contrair novos empréstimos para investimentos em diversas áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...