O Grêmio finalmente voltou a vencer no Campeonato Gaúcho. Neste sábado, a equipe tricolor venceu o Caxias por 3 a 1, na Arena, quebrando a sequência de três jogos seguidos sem sequer marcar em seus domínios. A partida foi válida pela 9ª rodada do torneio Estadual.
Com a vitória, o Grêmio sobe incríveis seis posições e agora ocupa a terceira colocação, um ponto atrás do Brasil de Pelotas, líder. O Caxias segue estacionado na 11ª posição, com oito pontos, a apenas um de Veranópolis e Avenida, ocupantes da zona de rebaixamento.
A próxima partida gremista no Estadual está marcada para a próxima quarta-feira, fora de casa, contra o Ypiranga, time do vice-artilheiro do campeonato Paulo Baier. Já o time de Caxias do Sul encara o Lajeadense no Estádio Centenário, para se reabilitar na competição.
O jogo
Felipão finalmente teve motivos para sorrir no Grêmio. O treinador recebeu a notícia da volta do meia Giuliano – que não atuava há quase 6 meses por contusão no joelho – e do meia-atacante Luan. Com isso, o técnico pôde colocar em campo um time mais próximo do que pensa ser o ideal com as peças que possui no elenco. E foi a equipe da casa quem começou assustando na partida.
Logo aos 2 minutos, Marcelo Oliveira apareceu bem pela esquerda e bateu cruzado de conhota. A bola passou raspando o gol do arqueiro Renan, ex-Corinthians.
O Grêmio encontrava dificuldades para se desvencilhar da forte marcação do Caxias, que se colocava com todos os 11 homens atrás da linha da bola. A equipe gremista tinha maior posse, mas pouquíssimo finalizava.
A melhor chance do primeiro tempo aconteceu apenas aos 31 minutos, com uma mini-pressão do time da casa. Marcelo Hermes fez grande jogada pela esquerda e encontrou Giuliano livre de marcação dentro área. O meia bateu de primeira e o goleiro do Caxias defendeu no reflexo, salvando os visitantes. Na sequência, Fellipe Bastos rolou para Douglas, que bateu com perigo de fora da área. A bola foi à esquerda do arqueiro.
O camisa 10, inclusive, foi o maestro do Grêmio na partida. Coordenou bem o meio-campo do time, apesar das poucas chances de gol. Boa atuação que foi condecorada com um golaço. Aos 40 minutos, o meia bateu escanteio com muito efeito, surpreendendo o arqueiro caxiense. A bola caprichosamente ainda bateu na trave antes de entrar. Golaço olímpico do agora artilheiro tricolor, com dois gols marcados.
O jogo demorou a ganhar emoção. Foi apenas aos 27 minutos da segunda etapa que a partida se tornou movimentada. Marcelo Oliveira começou a jogada no meio de campo, encontrou Everaldo no comando de ataque que bateu cruzado. Renan espalmou e o volante ex-Palmeiras finalizou com o gol vazio.
Minutos depois do segundo gol gremista, o Caxias assustou. Bola na trave do camisa 10 Reinaldo. Na sequência do lance, aos 30 minutos, em cobrança de escanteio e falha de Grohe, Vanderlei subiu livre para diminuir o marcador.
O Grêmio tratou de acabar com a alegria e o ímpeto dos visitantes. Aos 37 minutos, Yuri Mamute puxou contra-ataque, deixou um defensor no chão com o corpo, driblou o goleiro e finalizou com categoria para liquidar a partida.