A insistência foi a principal aliada do Vasco na noite desta sexta-feira. Com bom volume de jogo e a criação em um dia inspirado, a equipe carioca precisou ser paciente para furar a defesa do Boa Esporte e vencer por 2 a 0, em São Januário, em partida válida pela 28ª rodada da segunda divisão. Douglas e Edmílson marcaram depois dos 40 minutos do segundo tempo para garantirem o triunfo.
Com os três pontos, o time comandado por Joel Santana chega a dez jogos sem perder e alcança a liderança da segunda divisão, com 54 pontos. O time depende de um tropeço da Ponte Preta neste sábado para permanecer na ponta.
O Boa Esporte, por outro lado, segue no bloco intermediário da tabela. A equipe mineira é a oitava colocada, com 41 pontos.
O Vasco só volta a campo no próximo sábado (18/10), quando enfrenta o Santa Cruz na Arena Pernambuco. O Boa Esporte jogará já na terça (14/10), quando recebe o Vila Nova no estádio Melão.
O jogo
O Boa Esporte levou perigo de fato à meta vascaína nos dois primeiros minutos de jogo, quando Jordi rebateu perigosamente um chute de Morato de fora da área e Betinho acertou o travessão, e aos 23 minutos, quando Eric desperdiçou chance clara.
No restante do jogo, praticamente apenas o Vasco jogou.
Aos 12 minutos, Kleber deu uma meia-lua no zagueiro dentro da área, mas foi bem abafado pelo goleiro Emerson. Cinco minutos depois, Maxi Rodríguez fez jogada semelhante, mas chutou para fora.
O argentino, aliás, foi provavelmente o jogador mais perigoso do setor ofensivo do time mandante. Com bons chutes e passes, ele dificilmente era parado pela defesa do Boa Esporte.
Na segunda etapa, o Vasco seguiu melhor. Mas o placar novamente ficou em branco. Culpa do goleiro Emerson ,que fez uma defesaça em cabeçada contra do zagueiro Lula, e da trave, que ‘salvou’ uma finalização do meia Douglas.
Quando o empate parecia cada vez mais provável, os vascaínos, enfim, ‘furaram’ a defesa do adversário. Primeiro, aos 40 minutos, Douglas levantou a bola na área em cobrança de falta. Ninguém conseguiu desviar e nem o goleiro Emerson conseguiu fazer a defesa: 1 a 0. Quatro minutos depois, Edmilson aproveitou rebote de uma bola chutada por Montoya na trave para fechar o placar.