GD.
O Ministério do Desenvolvimento Regional selecionou dois municípios de Mato Grosso para receberem recursos para investimentos em saneamento básico. Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) e Rondonópolis (212 km ao sul) estão entre as 19 prefeituras contempladas.
A ideia é ampliar e melhorar os sistemas de abastecimento de água e esgoto. Ao todo serão investidos R$ 845 milhões nos 19 municípios que estão localizados em Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina.
O Ministério ainda não divulgou o valor que será liberado para as prefeituras mato-grossenses, no entanto, será necessária uma contrapartida mínima de 5% do recurso solicitado.
Para a seleção dos projetos foi realizada uma chamada pública em que as prefeituras deveriam apresentar projetos em 9 categorias: abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; redução e controle de perdas; saneamento integrado; desenvolvimento institucional; preservação e recuperação de mananciais; estudos e projetos; e Plano de Saneamento Básico.