Dois detentos morrem na Papuda, e defesa de Maluf expressa ‘apreensão’

Data:

Compartilhar:

Agência O Globo


Após dois detentos do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, morrerem por parada cardíaca em pouco mais de 24 horas, a defesa do deputado federal Paulo Maluf(PP-SP), que está detido na unidade, divulgou uma nota registrando sua “extrema apreensão” com a situação. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, questionou a capacidade do presídio de tratar Maluf, que tem 86 anos e sofre de diversos problemas médicos.

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje

De acordo com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe), um detento morreu na noite de domingo e o outro na madrugada de terça-feira. Os dois estavam presos preventivamente e ainda não haviam sido julgados. O nome e as idades deles não foram revelados.

O preso que morreu no domingo foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele já havia solicitado atendimento médico no dia 29 de dezembro, por dores lombares, e recebeu medicação. De acordo com a Sesip, “todos os procedimentos de intervenção foram tomados, mas a vítima não resistiu à parada cardíaca”.

Já o detento que morreu nesta terça-feira não havia solicitado atendimento médico em nenhum momento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez o processo de reanimação, mas o interno não resistiu.

Em nota, Kakay lembrou que a Papuda informou à Vara de Execuções Penais de Brasília que tem condições de prestar a assistência médica a Maluf. Após receber a posição, no dia 22 de dezembro, o juiz substituto Bruno Aielo Macacari negou, em decisão provisória, um pedido da defesa do parlamentar para que ele pudesse cumprir pena em casa. No dia 27, o magistrado determinou que o Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda e o Instituto Médico Legal (IML) respondam a questionamentos formulados pela defesa para que ele possa tomar uma decisão definitiva sobre o tema.

“O que causa perplexidade é que Maluf teve negado preliminarmente o pedido de prisão domiciliar porque a própria Papuda afirmou categoricamente ter condições de tratar um enfermo de 86 anos de idade. Afinal, onde estão os médicos de plantão? Onde está a estrutura médica especializada e o pronto atendimento?”, questionou o advogado.

Kakay ressaltou que, se a situação da Maluf não estivesse sendo discutida, a morte dos dois detentos não ganharia destaque, sendo parte do “flagelo que é o nosso sistema carcerário”. Para o advogado, a visibilidade do deputado deveria “chamar atenção para este drama real”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...