Dinheiro de Mendonça livrou Costa de cassação

Data:

Compartilhar:

Gláucio Nogueira/GD


 O esquema operado pelo empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, e pelo ex-secretário Eder Moraes Dias foi usado para comprar uma decisão favorável ao prefeito de Sinop (500 km ao norte da Capital), Juarez Costa (PMDB), que respondia no Tribunal Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) a processo de cassação.

A afirmação foi feita pelo próprio empresário, colaborador premiado da operação Ararath. O episódio é registrado em planilhas apreendidas na casa de Mendonça que fazem parte dos 10 inquéritos para apurar o esquema.

A compra da decisão favorável teria custado R$ 500 mil, segundo depoimento de Mendonça. O valor foi pago ao então presidente do TRE, Evandro Stábile, que deferiu a liminar e o manteve no cargo. Conforme o empresário, a decisão de pagar para que Costa permanecesse no cargo partiu do próprio governador Silval Barbosa (PMDB), preocupado com a perda de poder no interior de Mato Grosso.

Mendonça recebeu estas informações do ex-membro do Pleno do TRE, Eduardo Jacob, já falecido. Ele teria dito ao empresário que Juarez estava temeroso em trazer, de Sinop para Cuiabá. Mendonça então sacou o dinheiro e levou até a casa de Jacob, recebendo um cheque datado para 60 dias com juros de 3%. O cheque teria sido resgatado, dias depois, com o pagamento em espécie.

O empresário justificou o empréstimo dizendo que, conforme a conversa com Jacob, Silval seria o garantidor da transação.

Outro lado – A reportagem tentou contato com o prefeito Juarez, mas até o momento não obteve sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...