Dezesseis obras não ficam prontas antes da copa, diz TCE

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Obras da trincheira Jurimirim/Trabalhadores que também não ficará pronta

Nenhuma das 16 obras apontadas pelo Governo do Estado como prioridade para a Copa do Mundo em Cuiabá r Várzea Grande e prometidas pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) para serem entregues até 31 de maio, ficará pronta a tempo do Mundial que começa no dia 12 de junho. A previsão é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgada pelo conselheiro substituto João Batista de Camargo Júnior, relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), durante coletiva na tarde desta sexta-feira (16). Na opinião do Tribunal, embasada no 2º relatório produzido após análises e visitas in loco aos canteiros de obras nos dias 7, 9 e 12 deste mês, somente a trincheira do Santa Isabel e a restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal, apresentam chances reais de ficarem totalmente prontas.

Camargo fez questão de destacar que trata-se de previsão, uma vez o TCE não é o executor das obras. Nesse paconte estão a ampliação do aeroporto Marechal Rondon e implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Procurada, a Secopa disse que não vai se pronunciar.

Apesar disso, não houve críticas contundentes por parte do conselheiro que se mostrou bastante tranquilo e até confortável ao explicar os detalhes do relatório. Apesar de a grande maioria das 16 obras serem de intervenções na cidade com foco na mobilidade por meio de trincheiras, pontes e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na opinião do relator, a preocupação maior é em relação aos 2 Centros de Treinamentos (COTs) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Barra do Pari, em Várzea Grande. Ele justificou que são obras essenciais para a realização do mundial e exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Mesmo assim, o relatório do TCE, afirma que os centros não ficam prontos a tempo. “Mas talvez fiquem em condições operacionais para as equipes treinarem”, amenizou o conselheiro João Batista.

A Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo Fifa 2014 tem o objetivo de acompanhar e contribuir para a conclusão das obras essenciais ao evento Copa do Mundo, que o governador Silval Barbosa comprometeu-se a entregar até 31 deste mês.

Para elaborar o relatório a Comissão visitou todas as 16 obras que dizem respeito a 17 contratos. São elas: duplicações da Estrada da Guarita, da Rodovia Mário Andreazza, as trincheiras Santa Isabel/Verdão, Santa Rosa, Avenida dos Trabalhadores/Jurumirim, duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), Complexo Viário do Tijucal, restauração da Avenida 8 de Abril com implantação coletor tronco Córrego Mané Pinto, restauração de ruas do entorno da Arena Pantanal, viaduto Dom Orlando Chaves localizado em Várzea Grande, construção da Avenida Parque do Barbado, construção dos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) UFMT e Barra do Pari, reforma e ampliação doa Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande e implantação do Fifa Fan Fest.

Ao explicar sobre o relatório, o conselheiro João Batista disse que visita algumas das obras diariamente, principalmente aquelas situadas perto de sua casa, e assim como a maioria da população ele sabe dos transtornos gerados com tantas obras inacabadas e vários desvios espalhados pela cidade. Disse ainda que por onde ele anda ouve o temor da população cuiabana e várzea-grandense de que as obras possam ser abandonadas após a copa, mesmo sem serem concluídas. Garantiu que o TCE vai continuar com seu trabalho. “O Tribunal vai continuar a fiscalizar e emitir relatórios até a conclusão de todas elas. Porque obra cara é obra inacabada. Nosso compromisso é fiscalizar”, ressaltou ele.

Entre tantas obras atrasadas, ele destacou preocupação também em relação às obras da trincheira do Zero Quilômetro, em Várzea Grande, que fica logos nos primeiros quilômetros para quem se desloca do aeroporto sentido Cuiabá. A obra, conforme o relatório continua bastante atrasada. Um dos pontos críticos se deve em virtude da demora nos trabalhos de drenagem. ” Drenagem é o mais preocupante problema recorrente em obras de Cuiabá e Várzea Grande”, destacou ele lembrando que a trincheira precisa ainda dos trabalhos de acabamento e instalação de algumas placas. 

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