O Detran investiu R$ 2,5 milhões para a implementação da nova plataforma de informações, que pretende agilizar o atendimento no órgão. O sistema, da Ábaco Informática, começou a seu implementado no final de semana e os trabalhos no órgão só vão ser retomados na quinta (18). Segundo o presidente do Detran, Teodoro Lopes, o Dóia, o transtorno é necessário para que posteriormente o órgão consiga acelerar diversos processos, reduzindo as filas e diminuindo o tempo para a conclusão de processos de licenciamento e habilitação. “Nesta terça estamos colocando as senhas, mais de 3 mil, depois vamos começar a movimentar os processos internamente e na quinta voltamos a atender”, pontua Dóia.
Ainda conforme ele, nos primeiros dias o sistema funcionará em caráter experimental, por isso, ainda devem ser feitos alguns ajustes. O novo modelo foi idealizado pelo Detran do Rio Grande do Norte, sendo que a plataforma funciona em ambiente web e facilita a operação. “É de lá, mas precisamos fazer algumas inovações. Vai agilizar muito, por exemplo, os processos de habilitação”, reforça o presidente. Conforme o Detran, hoje os processos de emissão de CNH levam até 30 dias para serem concluídos. Com o novo sistema isso poderá ser realizado em 5 dias úteis. Mensalmente são mais de 30 mil processos.
De acordo com o novo modelo, as pessoas poderão fazer grande parte das operações que hoje têm de ser feitas pessoalmente na autarquia, sem sair de casa. “O cidadão poderá pagar débitos, atualizar dados cadastrais, emitir guias, requerimentos e ainda receber seu documento de licenciamento ou CNH, em casa, pelos Correios”, argumenta Dóia. Ainda segundo ele, hoje existem cerca de 1,3 milhão de veículos circulando no Estado e aproximadamente 900 mil motoristas.