Desocupação em terra indígena Suiá Missu gera polêmica

Data:

Compartilhar:

 

Um dos assuntos mais repercutidos durante a semana foi a desocupação dos posseiros que vivem na Terra Indígena de Marãiwatsédé, em Alto Boa Vista (1.059 km a Nordeste de Cuiabá), no Vale do Araguaia. 

Políticos interferiram em defesa de posseiros, fato que gerou animosidade com diversas entidades sociais. 

A situação foi repudiada por várias entidades, como a Opan (Operação Amazônia Nativa), Formad (Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento) e o Cimi (Conselho Indigenista Missionário). 

Além disso, mais de 3 mil pessoas de todo o país já assinaram uma petição online em apoio à desintrusão imediata de Marãiwatsédé. Leia mais AQUI

O pífio desempenho das escolas públicas, no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), também foi repercutido. Em Mato Grosso, as melhores notas foram obtidas por escolas particulares. 

O Colégio Maxi, em Cuiabá, obteve a melhor colocação, ficando no 432º lugar geral, em uma lista com 10.076 escolas em todo o país. A média geral obtida pelos 233 alunos participantes do Maxi foi de 620.664. Leia mais AQUI.



Confira outros assuntos que foram destaques na semana do cotidiano:

PF pede prazo em inquérito; corpo de índio deve ser exumado 

A Superintendência da Polícia Federal em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) pediu a prorrogação do inquérito policial, que apura o confronto ocorrido no dia 7 de novembro, entre índios e policiais federais, no Extremo-Norte do Estado, durante cumprimento de mandados da Operação Eldorado.

As investigações são conduzidas pelo delegado federal, Rômulo Rodovalho Gomes, que encaminhou o inquérito parcial para a Justiça Federal em Sinop, na tarde de sexta-feira (16). Leia mais AQUI

MPF abre investigação sobre conflito entre policiais federais e indígenas 

O Ministério Público Federal (MPF) abriu na segunda-feira (19) uma investigação para apurar o conflito entre policiais federais e índios Munduruku da aldeia Teles Pires, na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso. 

O confronto ocorreu no último dia 7, o índio Adenilson Kirixi Munduruku foi assassinado com três tiros. Além disso, dois policiais e seis indígenas ficaram feridos. Leia mais AQUI. 

Obras da Copa do Mundo de 2014 

Viaduto do Despraiado deve ser o primeiro a ficar pronto 

As obras de construção do Viaduto do Despraiado, que está sendo erguido na região de mesmo nome, na Avenida Miguel Sutil, estão com os trabalhos adiantados. Mantendo o ritmo atual, a edificação poderá ser entregue um mês antes da data prevista. A informação é da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo). 

A construção iniciou em julho deste ano e será a primeira obra de mobilidade urbana na avenida Perimetral para a Copa do Mundo de 2014 a ficar pronta. Leia mais AQUI
 

Edson Rodrigues

Trincheira do Santa Rosa ganha nova frente de serviço

Trincheira do Santa Rosa avança e tem nova frente de serviço 

A trincheira que está sendo construída na rotatória que dá acesso ao bairro Santa Rosa ganhou uma nova frente de trabalho. Os motoristas estão convivendo com alterações no trajeto da rótula e no fluxo de trânsito no cruzamento entre as avenidas Antártica e Lava-Pés. 

“Para garantir celeridade na execução da obra, estamos desenvolvendo os trabalhos ao redor da rotatória. Por tratar-se de uma mudança temporária, pedimos a compreensão da população e, principalmente, dos motoristas com o trânsito na região”, disse o secretário-adjunto de Infraestrutura da Secopa, Marcelo de Oliveira. Leia mais AQUI. 

Estado vai gastar R$ 77 milhões para reformar o aeroporto 

O Consórcio Marechal Rondon foi classificado como vencedor da licitação de R$ 77.289.283,09, para a execução das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. A informação é da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo). 

O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado que circulou na sexta-feira (23). 

Leia mais AQUI

Casos de polícia 

Seguranças são suspeitos da execução de pedreiro na chácara de Arcanjo 

O delegado João Bosco de Barros, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), vai ouvir, ainda nesta semana, os dois seguranças da Fazenda São João, localizada às margens da BR-163, a 10 km do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. A propriedade é do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro e está arrendada para um grupo empresarial que industrializa peixes. 

Os guardas são apontados pela Polícia Civil como os principais suspeitos da morte do pedreiro João Gonçalo de Campos, de 53 anos. O corpo dele foi encontrado boiando num dos tanques de criação de peixes, na última sexta-feira (16). 

Leia mais AQUI

Polícia identifica suspeito de atirar em agente prisional 

A DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) irá concluir, nos próximos dez dias, o inquérito que apura a morte do agente prisional Wesley da Silva Santos. 

Ele foi assassinado aos 24 anos, durante um motim na PCE (Penitenciária Central do Estado), no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, em junho de 2011. 

As investigações são conduzidas pela delegada Anaíde de Barros, que revelou já ter condições de identificar o atirador, que alvejou Wesley durante o motim. 

Leia mais AQUI

Quadrilha invade agência bancária, faz reféns e foge da PM 

Quatro assaltantes invadiram a agência do Banco Santander, no Distrito Industrial de Cuiabá, e fizeram várias pessoas de reféns, na tarde desta sexta-feira (23). 

MidiaNews

Agência do banco Santander foi invadida por ladrões



Policiais militares do 9º Batalhão foram acionados e chegaram a tempo de impedir que os bandidos saíssem com um malote de dinheiro. Leia maisAQUI. 

PM "não sabe" como quadrilha fugiu de agência bancária 

A Polícia Militar ainda não sabe como os quatro assaltantes que invadiram a agência do Banco Santander, no Distrito Industrial de Cuiabá, fugiram, depois de fazerem reféns, no fim da tarde de sexta-feira (23). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas