Desmatamento aumenta 80% em 2015

Data:

Compartilhar:

Estudo divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) revelou que em 2015 aumentou em 81,6% os registros de desmatamento em Mato Grosso. Neste ano, a fiscalização autuou 65.840 hectares por desmate ilegal, contra 36.238 ha em 2014. 

Os municípios de Colniza e Feliz Natal (1.065 km e 539 km respectivamente na região Noroeste) são os “campeões” em desmatamento, com alto índice de queimadas durante o período proibitivo.

A existência de assentamentos na região é um dos fatores que contribui para o avanço do desmatamento. Neste ano, 236 caminhões que transportavam madeira ilegal foram apreendidos durante fiscalizações.

A secretária da Sema, Ana Luiza Peterlini, explicou que o aumento no número de desmatamento está diretamente ligado ao reforço da fiscalização, que abrange todos os 141 municípios. “Através do Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem sido mais fácil identificar os autores que desrespeitam o Código Florestal e consequentemente puni-los” .

Para combater esta prática em assentamentos, a Sema tem trabalhado para que as famílias regularizem suas áreas e trabalhem sem prejuízos e danos ao meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas