DEPOIS DA COPA TCE adia divulgação de relatório do VLT

Data:

Compartilhar:

GD


A Copa do Mundo de Futebol, que tem Cuiabá como uma das 12 cidades-sede fez o Tribunal de Contas do Estado (TCE) adiar a divulgação do próximo relatório que apontará o estágio das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) no Tribunal, conselheiro substituto, João Batista de Camargo Júnior, chegou a dizer, em coletiva no dia 10 deste mês, que o relatório seria divulgado no dia 16. Porém, isso não ocorreu e optou-se por aguardar o término do Mundial.

A expectativa é que o assunto volte à pauta após o dia 13 de julho, data de encerramento da Copa no Brasil. O Tribunal de Contas achou prudente esperar para divulgar o relatório, até porque o VLT já foi descartado pelo governo do Estado como obra prioritária para receber o Mundial.

Pelo contrato, a obra do VLT orçada em R$ 1,4 bilhão e que engloba 22 quilômetros em 2 eixos sendo Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro, deveria ser entregue em março deste ano e pelo projeto inicial deveria estar em funcionamento até a Copa do Mundo. Diante dos constantes atrasos, a A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) anunciou passou a tratar como prioritário para ficar pronto antes do Mundial somente o trecho do aeroporto em Várzea Grande até a região do Porto em Cuiabá. Mas isso também não aconteceu.

Ainda no mê de março quando o prazo venceu e nenhum trecho ficou pronto, a Secopa informou que seria firmado um termo aditivo de contrato com o Consórcio VLT estendendo o prazo para conclusão da obra. A data-limite de entrega foi estendida para dezembro deste ano.

Vale ressaltar que o contrato celebrado entre o governo de Mato Grosso e o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande foi na modalidade de Regime Diferenciado de Contrato (RDC), que dispensa os trâmites burocráticos de uma licitação convencional, para economizar justamente no tempo. Até o momento, a Secopa não fala em aditivo no preço.

Os trilhos já começaram a ser instalados nos primeiros metros da Avenida João Ponce de Arruda que vai do aeroporto Marechal Rondon até a Trincheira do Zero Quilômetro. O trecho seguinte que compreende a Avenida da FEB as obras ainda estão no começo, onde os trabalhos ainda estão na fase de fundação e escavação. A situação é a mesma no trecho inicial da Prainha até a Praça Ipiranga onde teve início os trabalhos de escavações e foram suspensos nesse período da Copa. Agora, durante o Mundial, o único local que tem operários trabalhando é o trecho Aeroporto-Zero Quilômetro que já recebe os trilhos.

Em Cuiabá, os trilhos também vão passar pelas avenidas 15 de Novembro, Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, locais onde ainda não começaram as escavações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo