Depoimento de Riva é remarcado para o dia 23 de junho

Data:

Compartilhar:

A juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, remarcou para o dia 23 de junho a partir das 13h30 o depoimento do ex-deputado José Riva (PSD) que está preso desde o dia 21 de fevereiro acusado de ter causado um rombo de R$ 62 milhões nos cofres da Assembleia Legislativa de Mato Grosso por meio de licitações fraudulentas envolvendo empresas fantasmas do ramo de produtos gráficos e materiais de expediente.

A princípio, o interrogatório do social-democrata deveria ocorrer nesta terça-feira (28) durante o 5º dia de audiências de instrução e julgamento da ação penal oriunda da Operação Imperador, mas foi adiado. No dia 23 do próximo mês, caso Riva ainda estiver preso será requisitado à diretoria do Centro de Custódia de Cuiabá para que ele seja levado ao Fórum da Capital para ser interrogado.

As audiências tiveram início no dia 22 deste mês e desde então, algumas testemunhas arroladas pela defesa de Riva não compareceram e por isso, foi necessário a redesignação de datas para ouvi-las. Por enquanto, o deputado estadual Pedro Satélite (PSD) e o conselheiro Sérgio Ricardo (PR) não informaram quando pretendem comparecer ao Fórum para serem ouvidos na condição. Ambos possuem foro por prerrogativa de função em virtude dos cargos que ocupam, e, dessa forma, podem escolher a data para ser ouvidos.

Riva, também tem o direito de ser o último a ser interrogado, ou seja, somente após as oitivas de todas as testemunhas. A defesa de Riva insiste no interrogatório de Satélite, mas por outro lado, desistiu do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) que havia sido arrolado, mas não tinha informado nenhuma data para ser ouvido. O motivo da desistência foi porque Emanuel não legislava na época dos fatos, ocorridos, segundo a denúncia do Ministério Público, entre 2005 e 2009.

Na audiência desta terça-feira, 2 testemunhas que deveriam prestar depoimentos não compareceram à audiência de instrução e julgamento, sendo o ex-deputado estadual Airton Rondina Luiz, o Airton Português (PSD) e José Teije da Costa. A defesa de Riva também desistiu da oitiva de Joailton Bittencourt.

Já o deputado estadual Pedro Satélite (PSD) e o conselheiro Sérgio Ricardo (PR), também arrolados para prestarem depoimento a favor de José Riva não informaram quando pretendem comparecer ao Fórum para serem ouvidos. Ambos possuem foro por prerrogativa de função em virtude dos cargos que ocupam, e, dessa forma, podem escolher a data para ser ouvidos.

A magistrada também marcou uma próxima audiência para o dia 5 de maio para ouvir o ex-deputado Airton Português e também a Geraldo Lauro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas