O São Paulo ganhou um desfalque importante para o embate com o Cruzeiro nesta quarta-feira, 22h, no Morumbi. Michel Bastos teve quadro de dengue confirmado pelo departamento médico do clube e, apesar de estar pré-relacionado pela comissão técnica, não entrará em campo na primeira partida das oitavas de final da Copa Libertadores da América.
A primeira vez em que Michel Bastos ficou fora de um treino por complicações da virose foi na última quinta-feira. Na sexta, em trabalho realizado no Morumbi, novamente o camisa 7 ficou somente em observação médica e a suspeita era de virose. Já no sábado, o meia chegou a participar de atividades com bola ao lado dos companheiros, mas nos dois últimos dias ele voltou a ficar ausente.
Para explicar a situação, o São Paulo convocou o médico José Sanchez para falar com os jornalistas na sala de imprensa do CT da Barra Funda. Curiosamente, o chefe do DM tricolor ficou afastado dez dias neste ano devido a quadro de dengue. A explicação é que os primeiros sintomas não indicavam dengue, mas que um exame de precaução acabou dando resultado positivo para a doença.
Nesta temporada, diversos clubes têm sofrido com casos de dengue. Equipes do interior de São Paulo, como o Rio Claro, chegaram a enfrentar epidemia em suas cidades. Entre os grandes do Estado, o Corinthians perdeu o peruano Guerrero, o Santos perdeu o zagueiro Werley e o meia Léo Cittadini e o Palmeiras ficou sem o goleiro Aranha.