A Delegacia Fazendária (Defaz) da Polícia Civil realiza na manhã desta terça-feira (01), seis mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá).
A Ação está inserida na operação da Segurança Pública “Karcharias”, deflagrada pela Polícia Civil de combate aos crimes de corrupção, contra a administração pública e tributários.
A representação pelos mandados foi realizada pela Defaz, após a recusa da Prefeitura de Santo Antonio do Leverger em fornecer a documentação solicitada, tanto pela Câmara Municipal, quanto pela delegacia fazendária.
De acordo com um vereador do município, desde janeiro que a Defaz vem solicitando a Prefeitura os documentos sobre os pagamentos dessas empresas terceirizadas. Mas, até o momento a Prefeitura não havia encaminhado os documentos.”Por isso, hoje está ocorrendo esta operação aqui no município”.
Outra informação passada pelo vereador é que a policia foi a casa do prefeito em Cuiabá e na chácara que ele tem em Santo Antonio, em buscas destes documentos. “Pelo que sabemos não tem prisão preventiva, eles estão investigando ainda sobre as fraudes de desvios de condutas e de verbas públicas. Não sabemos ainda o que foi apreendido, mas, o prefeito já acionou o seu advogado para tratar sobre este assunto”.
O vereador destaca que a operação está acontecendo desde ás 5h30, os funcionários da Prefeitura estão voltando para casa, porque com a operação ocorrendo não puderam trabalhar. “Os 11 secretários da Prefeitura estão acompanhando a policia para passar todas as informações. Portanto se tiver ocorrendo estes desvios e o prefeito for cúmplice, a policia e a sociedade precisam colocar um basta nestas roubalheiras”.
Segundo a assessoria da policia civil a operação denominada “Leverger” conta com a participação de 6 delegados, 6 oficiais de justiça, 3 peritos criminais e 19 investigadores, com o objetivo de apreender documentos para comprovação das fraudes dentro da Prefeitura e eventual desvio de dinheiro público.” Ainda não há um valor desses desvio, estamos averiguando todos os documentos, somente após análise dos mesmos é que poderemos dizer quanto foi desviado”.
Destes seis mandados, três estão sendo cumpridos em Santo Antônio de Leverger, na Prefeitura Municipal, em um posto de combustível fornecedor da prefeitura e na chácara do prefeito. As outras três buscas são realizadas na casa do prefeito, Valdir Ribeiro, na casa do secretário de governo, Tony Bicudo, e em um escritório de contabilidade em Cuiabá.